Geografia, perguntado por deboradm6068, 1 ano atrás

Qual é o setor primário, secundário e terciário do Rio de Janeiro, minas gerais e espírito santo? Me ajudem pelo o amor

Soluções para a tarefa

Respondido por andes689
6

No setor primário da economia, o Estado do Rio de Janeiro apresenta uma agropecuária no qual não houve o processo de modernização e mecanização agrícola.

No setor secundário da economia, o Estado do Rio de Janeiro se destaca nas áreas da metalurgia, siderurgia, gás-química, petroquímica, naval, automobilística, audiovisual, cimenteira, alimentícia, mecânica, extração de petróleo, entre outros.

No terceiro setor da economia, o Estado do Rio de Janeiro ainda abriga a sede de importantes empresas como a Tim, Oi, Telemar e Embratel. Entretanto, o setor voltado para a indústria do turismo se destaca neste setor.


O setor primário assume um papel importante na economia do Estado de Minas Gerais, principalmente nas áreas do interior do estado, locais onde a agricultura e pecuária são realizadas estas atividades. Os principais produtos agropecuários produzidos no Estado de Minas Gerais são: café (principalmente da variedade arábica), açúcar, leite, carnes (bovina, suína e de frango), soja, milho e feijão.

O setor secundário da economia, ou Setor industrial é o segundo maior da economia mineira. Corresponde a cerca de 29,5% do PIB do estado (IBGE, 2015). As indústrias extrativistas de minerais (principalmente de ferro e manganês) do Quadrilátero Ferrífero se destacam nesse setor da economia. Convém destacar que boa parte desse minério é destinada à exportação.

O Setor de Serviços, ou setor terciário é o setor econômico mais significativo do Estado de Minas Gerais correspondendo a cerca de 62% do PIB do estado (IBGE, 2015). Além disso, é no setor terciário que encontramos o maior número de trabalhadores empregados.


O setor primário do Espírito Santo chegou a representar 54% do PIB.  O café, no entanto, continua sendo de vital importância para a economia capixaba, mas sem haver dependência exagerada. O setor primário corresponde a 19% do PIB, apresentando como principais atividades a cafeicultura, a fruticultura de clima tropical, a cultura de especiarias, a pecuária bovina e leiteira e a extração vegetal.

o setor secundário, formado por indústrias extrativas e de transformação e grandes complexos exportadores, vem em segundo lugar com uma participação de 31%.

O setor terciário é o mais dinâmico da economia capixaba e o que mais fortalece o PIB no Estado, com uma participação de 50%, puxado principalmente pelo segmento do comércio exterior.


Perguntas interessantes