Português, perguntado por maria12clara15, 1 ano atrás

qual e o sentido moral da historia de pandora?

Soluções para a tarefa

Respondido por raissasamy
97
A caixa pertenceria a Epimeteu. Hipnotizado pela beleza de Pandora, ele teria adormecido profundamente, quando então ela teria desvelado o conteúdo da arca e assim dado fim à chamada Idade de Ouro da Humanidade. O termo ‘Caixa de Pandora’ representaria, assim, o terrível desejo de conhecimento do homem, desmedido, sem limites, o mesmo que perpassa Adão e se concretiza no ato de Eva, com a conseqüente expulsão do Paraíso, ou seja, o pagamento de um preço terrível pela sede de ver sempre mais além.

maria12clara15: ajudou muiito
raissasamy: de nada
Respondido por priscilasm2
68

A história de Pandora e sua caixa é advindo da mitologia grega.

Rege a história que Zeus, como forma de vingar de Prometeu que deu ao homem o poder de controlar o fogo, criou Pandora, uma mulher de beleza única e a ofereceu a Epimeteu, irmão de Prometeu.

Epimeteu também ganhou a caixa de Pandora, que não deveria ser aberto em hipótese nenhuma, pois possuía vários males físicos e espirituais que poderiam prejudicar o mundo. O objeto ficou mantido em segurança, mas após Epimeteu cair em um sono profundo, Pandora abriu a caixa libertando sentimentos negativos e doenças. Logo percebendo o seu erro, Pandora fechou a caixa, preservando o sentimento de esperança.

Portanto, a Caixa de Pandora referencia a curiosidade do ser humano. Na filosofia pagã, Pandora não é visto como algo negativo e sim, como fonte de força, da dignidade e da beleza

Bons estudos!

Perguntas interessantes