História, perguntado por miggalvao13, 9 meses atrás

Qual é o ritmo do cordel?????

Soluções para a tarefa

Respondido por Sandraalegaby
0

Resposta:

1ª Etapa: Aproximação com o gênero

Inicie a aula apresentando aos alunos a música “Os números” de Raul Seixas (utilize o link da seção “Saiba mais”. A íntegra da letra também está no Material de apoio:

Na sequência, converse com os alunos sobre o as percepções deles sobre esta música, verifique se conseguem reconhecer as rimas presentes em todos os tercetos, explique que o ritmo dessa música de Raul Seixas teve influência direta da literatura de cordel. Chame a atenção para a apresentação que é feita antes do início de cada terceto para se mostrar sobre qual número irá se falar. Note também que cada número possui um informação diferente entre si: quatro ponto cardeal, quatro pé tem um animal…

– O que perceberam no ritmo da música de Raul Seixas?

2ª Etapa: aproximando-se do ritmo do cordel

Inicie a aula retomando o ritmo conhecido na música de Raul Seixas e informe aos alunos as características estruturas do cordel, em que há uma preocupação com a rima e com a metrificação. Explique aos alunos que, segundo Norma Goldstein, que “a metrificação tradicional reúne um conjunto de regras que determinam quais sílabas do verso deve ser acentuadas – pronunciadas com mais força. Existe uma regra para cada metro ou tamanho do verso”, mas isso não será estudado aqui, reforce que todos devem ler e reler os versos em voz alto para poderem “ouvir” as sílabas fortes – tônicas – e a sílabas fracas – átonas.

É importante reforçar aos alunos que nem sempre as sílabas poéticas identificam-se com as silaba das palavras fora do poema, dessa forma a escansão (divisão de sílabas métricas) deve ser feita considerando a musicalidade e o ritmo do poema, quando houver encontros vocálicos, a repetição em voz alta repetidas vezes auxiliará os alunos nesse sentido.

Os versos mais utilizados no cordel são as sextilhas (estrofe de seis versos), em redondilhas maiores (versos de sete sílabas), com o segundo, o quarto e o sexto rimados, vejamos um exemplo de autoria de João José dos Santos (Mestre Azulão):

Explicação: espero ter ajudado :3

Perguntas interessantes