qual é o papel dos mitos na vida das sociedades que povoaram o atual território brasileiro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As sociedades que povoaram o atual território brasileiro? vamos dividir essa resposta em duas:
• As comunidades primitivas do Brasil
• As comunidades atuais do Brasil
Explicação:
• As comunidades primitivas do Brasil;
Os indígenas primitivos do Brasil tinham seus próprios mitos, assim como a maioria (talvez todas) as comunidades primitivas do mundo. O que são mitos pra nós, hoje, eram considerados religiões para eles; lembrando que o pensamento religioso (atual pensamento mítico) é deveras importante para o desenvolvimento das sociedades na antiguidade. Portanto, o principal papel dos mitos na vida das sociedades primitivas do Brasil seria o mesmo que pra muitas sociedades da antiguidade, ou seja, construir uma reconstrução do início de nossas vidas, uma origem para o homem, e seus desenrolares; assim como um auxílio para a vida.
• As comunidades atuais do Brasil
Atualmente, os mitos já não exercem o papel religioso que exerciam anteriormente, o uso dos mitos para um "saber cultural" hoje é forte, então, nas comunidades atuais os mitos exercem um papel de patrimônio cultural, *não estou afirmando que eles são tombados porque não tenho essa informação* principalmente nas épocas de folclore, como muitos já sabemos, onde os mitos brasileiros são propagados e ensinados nas escolas e ao redor do Brasil.
Os mitos desempenhavam o papel de assegurar a ligação entre os povos que povoaram o atual território brasileiro e o divino.
Mitologia para os povos nativos e africanos
Para os povos nativos, a manutenção dos mitos que contavam sobre a formação e a perpetuação da humanidade eram significativos para que sua ligação com as entidades maiores não fosse rompida, assim, os indígenas continuaram com suas tradições orais e crenças apesar dos impedimentos europeus.
Os africanos, por outro lado, mantinham a mesma força e fé frente às muitas narrativas tradicionais de seu povo, sobretudo as que falavam de religiosidade e esperança, pois, somente assim, garantiam sua sanidade mental durante o regime escravista.
Mais sobre o papel da mitologia para várias sociedades: brainly.com.br/tarefa/4200294
#SPJ2