Sociologia, perguntado por zillafutebolclube, 4 meses atrás

qual é o papel da linguagem na transmissão da cultura humana​

Soluções para a tarefa

Respondido por moraescamilab
0

Na interação com o ser humano, a linguagem representa um papel fundamental. A linguagem, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro.

Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.

Características da linguagem:

A linguagem nem sempre existiu, ela não é algo que antecede a existência da humanidade, muito pelo contrário, ela é justamente decorrente da necessidade que os seres humanos tinham de se comunicar, organizar e transformar o meio ao qual estavam inseridos para sobreviver.

A sua origem é resultado de um processo de socialização do ser humano, estimulado pelo meio em que se vive, no qual ocorre a adequação dele e a transformação, proporcionando associações das diferentes áreas sensitivas, perceptivas e motoras.

Na medida em que a criança se desenvolve e aprende sobre os indivíduos, linguagem e objetos de forma simultânea, logo em seguida esse se modifica devido à linguagem que sofre algumas influências de outras aquisições.

O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança. As imagens mentais, segundo estudiosos, são cópias ativas da realidade que é organizada pelo cérebro.

A cultura também deriva da sociedade, uma vez que é construída paulatinamente pelas interações entre os sujeitos ao longo do tempo, mas ela só pode ser concebida e transformada através da linguagem, pois é o processo de comunicação que irá atribuir significados à realidade e, assim, atuar na produção de valores, costumes, crenças e práticas os quais moldam formas de pensar, sentir, agir e crer, a experiência individual e coletiva dos indivíduos em determinado local e período.

Para compreender como a linguagem e a cultura são inventivas e modificáveis, pode-se olhar para dois aspectos: o tempo e a localidade. Por exemplo, ao se comparar como as gerações passadas pensavam e, consequentemente, a forma como falavam e como as gerações atuais pensam e falam, é notável que existem inúmeras diferenças, tanto nos significados e nas escolhas das palavras, como na invenção de novas delas, a utilização de gírias etc.

O idioma ainda é o mesmo, mas um processo histórico alterou a forma como ele é utilizado, pois as transformações sociais e culturais que aconteceram foram refletidas na linguagem, devido a relação estreita entre o social e o linguístico.

Assim, se a língua surge de uma necessidade social, é necessário que ela também se transforme em decorrência dela.

Outro exemplo possível são as diferentes regiões do Brasil: cada uma delas possui processos próprios de formação, marcados pela colonização e pela presença de grupos étnicos distintos em cada lugar e, também, pelas diferenças do meio, como o clima, o relevo e a vegetação.

Todos esses elementos passaram por processos de significação através da linguagem que são expressivamente adversos dos que ocorreram em outras regiões, o que culminou em diferenças cultuais e, assim, em diferenças linguísticas, caracterizadas por sotaques e dialetos próprios.

Para mais questões sobre linguagem: https://brainly.com.br/tarefa/37395794

Anexos:
Perguntas interessantes