Irandé Antunes (2009) – afirma que não é possível pensar em língua como objeto isolado, ao contrário: é preciso observar suas condições de uso. Assim sendo, essa concepção de língua pensa no fenômeno linguístico a partir de suas intenções sociocomunicativas, observando as interações existentes entre seus interlocutores, além dos efeitos de sentido, seus contextos de uso, deixando, dessa maneira, de ser um signo contido de significado e significante e um amontoado de regras normativas. FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022. A partir da leitura do fragmento acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados. PORQUE II. É função da língua, enquanto uma atividade de natureza sócio-cognitiva e dada suas circunstâncias históricas, promover a interação humana. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados. O trecho em destaque não procede, porque a língua faz parte do processo de evolução ao longo dos tempos, trazendo suas marcas provenientes das interações, ou seja, há registro.
A política, a linguagem, a cultura e identidade são fatores ligados à memória afetiva e memória coletiva. Uma das funções da língua é a interatividade e trocas comunicativas. A afirmativa I é falsa e a II está correta.
Língua e Cultura
Utilizamos a língua como base de pensamento e para nos expressarmos e nos comunicar com os demais. A linguagem é influenciada pelo contexto cultural, sendo produto da cultura e o meio que reproduzimos e transmitimos a cultura.
Assim, a linguagem surge da necessidade de sobrevivência e é fruto da cultura e processos sociais. Ela atravessa toda a experiência humana, pois toda a experiência sensorial ou psíquica possui signos com sentidos específicos. As palavras/signos foram atribuídas de sentido através desses processos culturais e sociais.
Leia mais sobre cultura: https://brainly.com.br/tarefa/2136701
#SPJ2