qual é o papel da educaçao para karl marx?
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Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos.
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Karl Marx não elaborou uma teoria da educação, não se debruçou sobre o tema como Rousseau, Durkheim ou Bourdieu. No entanto, sua obra nos legou alguns princípios importantes que devem ser levados em conta se quisermos estabelecer uma prática educacional transformadora do contexto social no qual estamos inseridos que e o capitalismo.
Marx coloca (1987) em suas Teses sobre Feuerbach, precisamente na terceira tese, que algumas vertentes da doutrina materialista erroneamente entendem que os homens são produtos das circunstâncias e da educação. Dessa forma, segundo essa concepção, é necessário transformar as circunstâncias para só depois transformar os homens. Marx discorda totalmente dessa idéia, afirmando justamente o contrário, para ele são os homens que transformam as circunstâncias e, por isso, é necessário primeiro mudar os homens e sua consciência para só depois mudar as circunstâncias.
Em outra tese a Feuerbach, a décima primeira, Marx argumenta que Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformá-lo. Ele critica uma postura contemplativa da filosofia, que só observa nunca intervindo na realidade. Para Marx, é necessário que se estabeleça uma práxis revolucionária, uma teoria viva, que passar a existir a partir da prática concreta, da luta, da revolução.
Marx coloca (1987) em suas Teses sobre Feuerbach, precisamente na terceira tese, que algumas vertentes da doutrina materialista erroneamente entendem que os homens são produtos das circunstâncias e da educação. Dessa forma, segundo essa concepção, é necessário transformar as circunstâncias para só depois transformar os homens. Marx discorda totalmente dessa idéia, afirmando justamente o contrário, para ele são os homens que transformam as circunstâncias e, por isso, é necessário primeiro mudar os homens e sua consciência para só depois mudar as circunstâncias.
Em outra tese a Feuerbach, a décima primeira, Marx argumenta que Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; mas o que importa é transformá-lo. Ele critica uma postura contemplativa da filosofia, que só observa nunca intervindo na realidade. Para Marx, é necessário que se estabeleça uma práxis revolucionária, uma teoria viva, que passar a existir a partir da prática concreta, da luta, da revolução.
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