qual e O mito de Sísifo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na mitologia grega, Sísifo, filho Éolo e Enarete, foi considerado o mais astuto dos mortais, um dos primeiros a dominar a escrita. Mas por que Albert Camus escolheu Sísifo para personificar sua filosofia? Ora, em um dos mitos diz-se que ele trocou favores com Ásopo, um deus-rio, para prover água às pessoas de sua cidade. Zeus ficou enfurecido e mandou Tânato – a morte ela mesma – para levar Sísifo ao mundo subterrâneo. Ao encontrar-se com a morte, Sísifo a presenteia com um colar e elogia sua beleza. O colar na verdade era uma coleira e, assim, ele aprisiona Tânato. Por algum tempo, ninguém morreu.
Hades, deus dos mortos, foi quem se enfureceu desta vez. Libertou Tânato e mandou-o novamente atrás de Sísifo. Antes de seguir com a morte para encontrar Hades, Sísifo pediu secretamente à sua esposa, Mérope, que não enterrasse seu corpo. Quando encontrou Hades, contou-lhe que não podia aceitar tamanha desonra. Precisava voltar para ordenar que lhe enterrassem o corpo. E assim, enganou a morte pela segunda vez.
Quando Sísifo finalmente morreu, foi de velhice. Então, Zeus e Hades consideraram Sísifo um revoltado e o sentenciaram a uma eternidade de punição.
Na mitologia grega, Sísifo, filho Éolo e Enarete, foi considerado o mais astuto dos mortais, um dos primeiros a dominar a escrita. Mas por que Camus escolheu Sísifo para personificar sua filosofia? Ora, em um dos mitos diz-se que ele trocou favores com Ásopo, um deus-rio, para prover água às pessoas de sua cidade. Zeus ficou enfurecido e mandou Tânato – a morte ela mesma – para levar Sísifo ao mundo subterrâneo. Ao encontrar-se com a morte, Sísifo a presenteia com um colar e elogia sua beleza. O colar na verdade era uma coleira e, assim, ele aprisiona Tânato. Por algum tempo, ninguém morreu. Hades, deus dos mortos, foi quem se enfureceu desta vez. Libertou Tânato e mandou-o novamente atrás de Sísifo. Antes de seguir com a morte para encontrar Hades, Sísifo pediu secretamente à sua esposa, Mérope, que não enterrasse seu corpo. Quando encontrou Hades, contou-lhe que não podia aceitar tamanha desonra. Precisava voltar para ordenar que lhe enterrassem o corpo. E assim, enganou a morte pela segunda vez. Quando Sísifo finalmente morreu, foi de velhice. Então, Zeus e Hades consideraram Sísifo um revoltado e o sentenciaram a uma eternidade de punição.