qual e o mecanismo do nosso corpo para nao sentirmos tanto frio
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Os seres humanos são mamíferos e uma das características fundamentais deste grupo de animais é a manutenção da temperatura do corpo constante, no nosso caso, 36,5°C. Para isso, existem diversos mecanismos de produção e conservação deste calor, para que não seja perdido no ambiente. Vamos ver como funcionam eles então. Segue a lista.
1) Tremedeira involuntária
Quando o frio é demais, sem querer, começamos a bater o queixo e a ranger os dentes. Esta reação do nosso corpo em relação à perda de calor é disparado, sem a nossa intenção, pelo cérebro. O movimento dos músculos ajuda a produzir calor que aquece o corpo internamente. A produção deste calor evita que o corpo entre em hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo do normal de 36.5°C, podendo prejudicar a saúde da pessoa que está sofrendo com o frio.
2) Proteção superficial
Os mais gordinhos têm uma capa de gordura que ajuda na hora de conservar o calor interno do corpo. A gordura funciona como um isolante e também pode ser utilizada pelas mitocôndrias, cujo destino final do processo será a produção de moléculas energéticas.
Os mais magrinhos não têm tanta gordura para protege-los da perda de calor, então o que ajuda neste caso são os pelos que ficam arrepiados. Os pelos arrepiados diminuem a área de contato direta da pele com o ar frio.
3) Dormimos mais
No inverno acabamos dormindo mais porque o sono está ligado com a produção de um hormônio específico, a melatonina. Este hormônio é produzido no cérebro e o controle desta produção é feito pelos estímulos de claridade e escuridão presentes na diferença entre dia e noite.
No inverno, os dias são mais curtos do que as noites, por isso, produzimos mais melatonina do que no restante da nossa volta em torno do Sol e acabamos dormindo mais do que no verão, por exemplo.
4) Também comemos mais
Para produzir calor é preciso uma fonte de energia, como para aumentar o fogo de uma fogueira, nós colocamos lenha. Para aumentar a quantidade de energia disponível para o nosso corpo, nós comemos! Como no inverno perdemos muito calor para o ambiente, para que o organismo tenha a sua quantidade de calorias obtidas através da alimentação em taxas seguras, ele é estimulado através da fome a comer mais.
5) Pele ressecada
A pele fica mais ressecada por causa da umidade baixa no ambiente e também porque acabamos tomando banhos mais quentes durante o inverno. O banho muito quente elimina o óleo naturalmente produzido pela pele, que serve para proteger este órgão imenso. Sem esta cobertura, a água das células mais superficiais do nosso corpo acaba evaporando mais facilmente.
6) Mais idas ao banheiro
O calor excessivo também não faz bem para o corpo humano. Por isso, quando está muito quente, existem mecanismos que fazem o contrário do que estamos explicando aqui: eles resfriam o corpo para manter a temperatura constante. Este é o caso do suor.
Porém, no inverno, não suamos. Não é necessário. O que acontece então é que existe mais água que precisa eliminada do corpo durante o inverno. No verão, o suor auxilia nesta renovação da água do nosso corpo. Já no inverno, sem o calor para estimular o suor, todo o trabalho de eliminar líquido fica com os rins. Por isso, você vai muito mais ao banheiro no inverno.
7) Dores pelo corpo
O frio pode ser bem dolorido. Mãos, cabeça e pés são os mais afetados por estas dores. As dores de cabeça, especialmente, acontecem durante os períodos frios por dois motivos.
O primeiro é o estímulo a um neurônio especial responsável pela sensação em todo o rosto. O segundo se deve à contração dos vasos sanguíneos. A forma mais eficiente para transportar calor é pelo sangue, porém, também é a forma em que se pode perder mais calor.
Quando os vasos passam próximos da pele, se eles estão dilatados, deixam o sangue muito mais exposto ao frio externo. Para evitar a perda de calor, os vasos sanguíneos se contraem, o que pode afetar um nervo. Mãos, pés e cabeça são os locais preferidos por serem extremidades com muitos vasos sanguíneos, onde o corpo aciona a contração. Esta contração pode estimular um nervo de dor e por isso acabamos sentindo dor com o frio.
8) Você fica mais triste
Além de estar envolvida no sono, a melatonina também está envolvida em quadros de depressão. A quantidade de melatonina, ey também de serotonina, outro hormônio produzido no cérebro, influencia o nosso humor e a produção dos dois está relacionado com a quantidade de sol a que está exposta a pessoa
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás