qual e o IDH de cuba?
Soluções para a tarefa
ENTRE as 188 nações que apresentam os dados de Desenvolvimento Humano ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Cuba ocupa desta vez a 67ª colocação, o qual melhora em dois lugares sua posição relativamente ao relatório apresentado em 2014, aparecendo, novamente, entre os países com Desenvolvimento Humano Alto.
“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um conjunto composto pela esperança de vida e os indicadores de renda e educação”, indicou o diretor do Centro de Estudos de População e Desenvolvimento, do Gabinete Nacional de Estatísticas e Informação (ONEI), Juan Carlos Alfonso Fraga. Acrescentou que o IDH foi criado para enfatizar que, além do crescimento econômico, as pessoas e suas capacidades devem ser o critério fundamental na avaliação do desenvolvimento de um país.
Segundo os dados oferecidos pelo ONEI , a esperança de vida ao nascer em nosso país atinge os 79 anos, o qual nos coloca, nesse sentido, na 33ª colocação em escala global. Igualmente, o PNUD avalia os anos de escolaridade média, isto é, o grau de escolarização média atingida pela população cubana maior de 25 anos. Na Ilha, este valor é de 11,5 anos, o qual nos coloca na 30ª colocação.
Por outro lado, o PNUD toma em conta os anos esperados de escolarização. O dito indicador expressa a esperança de escolaridade que, em um país, pode atingir o indivíduo. Em Cuba, esta se eleva até 13,8 anos (quase segundo ano de ensino universitário), o qual nos põe na 73ª colocação.
Quanto ao Ingresso Nacional Bruto (INB) per capita, Alfonso Fraga explicou que permite avaliar sua magnitude em função da população de cada país, e em termos de Paridade de Poder de Compra, para conseguir a comparabilidade internacional. Nesse sentido, Cuba ocupa a 114ª colocação.