Qual é o assunto desenvolvido na Lira apresentada a situações políticas apresentadas em Marília de Dirceu guardam estreita relação episódios da vida de Tomás Antônio Gonzaga que semelhança existe entre a situação que se encontra o pastor disse eu e a vida do poeta ????
Soluções para a tarefa
O texto apresenta a semelhança com a vida do autor, pois o mesmo se apaixonou por uma donzela e para conquista-la começou a oferecer a ela poesias. No ano de 1789, época da inconfidência mineira, o autor foi preso e teve que separa-se da sua amada.
1 - No poema Lira XIX, de Tomá Antônio Gonzaga, o assunto desenvolvido parte de um eu lírico que se sente deprimido após a sua prisão, em que o eu lírico diz aquela que é objeto de seu amor que encontra forças no amor.
A sua resistência se baseia no sofrimento que sente no amor pelo qual ele nutre por ela e até na sua própria ilusão diante da contemplação de sua figura. Existe um amor idealizado diante da relação com a sua amada.
Sobre a Lira
Existe no poema a expressão de uma solidão que se baseia na saudade do eu lírico com uma junção entre a injustiça e o medo com o futuro.
Saiba mais sobre Lira XIX em https://brainly.com.br/tarefa/35679261
2 - A semelhança entre a situação descrita na Lira XIX de Marília de Dirceu e a vida do poeta Tomás Antônio Gonzaga porque o eu lírico é preso em uma masmorra. O mesmo acontece com o poeta que foi preso durante a inconfidência Mineira. Durante esse tempo ele escreve liras no seu cárcere.
Quem foi Tomás Antônio Gonzaga?
Ficou conhecido também pelo nome arcádico de Dirceu sendo um poeta, ativista e jurista que fez parte da Inconfidência Mineira, um movimento de independência que aconteceu em Minas Gerais e que foi precursor do processo que acabou por separar Brasil de Portugal.
Saiba mais sobre Tomás Antônio Gonzaga em https://brainly.com.br/tarefa/19130430
#SPJ3