Ed. Física, perguntado por marcosmoraes9281, 7 meses atrás

Qual é o alongamento que é realizado através de movimentos rápidos e vigorosos, suscetível a lesões musculares?

Soluções para a tarefa

Respondido por eopedrin7
0

Resposta:

Os quinze minutos que antecedem o início de uma competição ou sessão de treinamento constituem alguns de seus momentos mais importantes. Durante este período, o aluno deveria estar se alongando, seja ele amador ou profissional. Alongar é muito mais do que tocar a ponta dos pés por algumas vezes antes de começar a praticar seu esporte. É a chance de o aluno sentir seu próprio corpo e começar a se preparar para o jogo ou treino, tanto física quanto psicologicamente. O músculo que não está adequadamente alongado torna-se muito mais suscetível a lesões ou rupturas quando submetidos a forças repentinas, enquanto o músculo alongado permite ao aluno movimentos mais completos, menor risco de lesões e melhor performance física. A rotina dos alongamentos também proporciona ao esportista aquele momento para começar a se concentrar, rever sua tática e mentalizar a técnica correta de seus movimentos. Qualquer alongamento é sinônimo de relaxamento e, portanto, não deve causar dor. Sempre deve ser realizado com movimentos suaves e contínuos, com ênfase no tempo de permanência nas várias posições e não no número de repetições dos exercícios (CHRISTOPHE, 2001).

   Os alongamentos são os importantes elos entre a vida sedentária e a vida ativa. Eles mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a realizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa, sem tensões indevidas. São especialmente importantes para quem pratica atividades que promovem tensões e inflexibilidade. Alongamentos antes e depois da exercitação mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns. Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem (TOBIAS e SULLIVAN, 1998).

   Praticando exercícios de alongamento, nota-se, entre outras coisas, uma redução das tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado. Obterá também benefícios para a coordenação, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis; estará se prevenindo contra lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado). Perceberá que ficará mais fácil realizar atividades de desgastes, na medida em que prepara o corpo para a atividade; fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados (ANDERSON, 2002).

   Os autores acima referidos ainda acrescentam que é fácil aprender a fazer alongamentos, mas existe o modo certo, bem como o errado, de executá-los. Um modo adequado de se alongar é relaxando num movimento estável, ao mesmo tempo em que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. Já uma forma incorreta de se praticar o alongamento (e que infelizmente é feito por muitas pessoas) é balançar o tronco para cima e para baixo numa posição em bipedestação, ou alongar-se até sentir dor, o que pode causar mais danos que benefícios à saúde. Fazendo alongamentos de forma correta e regular, perceberá que todos os movimentos se tornam mais fáceis de realizar. Levará algum tempo para soltar músculos tensos ou grupos musculares enrijecidos, porém, logo estará sentindo-se muito bem.


marcosmoraes9281: Poderia ser mais direto, amigo? Não consegui encontrar a resposta para minha pergunta
Perguntas interessantes