Qual é a vantagem da rotação de culturas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Rotação de culturas e sustentabilidade
Rotação de culturas e sustentabilidade andam de mãos dadas em virtude dos inúmeros benefícios proporcionados por essa prática agrícola. Por alternar o cultivo de diferentes espécies em uma área, a rotação torna a terra mais produtiva e reaproveitável. Dessa forma, não há necessidade de utilizar novas áreas, o que leva à redução do desmatamento.
A prática também favorece à conservação do solo, já que o protege de processos de lixiviação e mantém sua umidade. Promove também a melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo, diminuindo sua exaustão e conservando seus nutrientes.
Em áreas onde há predomínio de monoculturas, é fundamental que seja praticada a rotação de culturas. Segundo o engenheiro agrônomo José Laércio Favarin, professor da USP, a rotação de culturas não deve ser praticada apenas como remediação, mas sim de maneira preventiva, buscando produzir com sustentabilidade.
Resumo
A rotação de culturas é uma das técnicas aliadas ao Sistema de Plantio Direto e à sustentabilidade. Essa prática agrícola consiste na alternância planejada e ordenada de culturas em uma área em um dado período. As espécies são selecionadas de acordo com alguns critérios, como possuir diferente suscetibilidade a pragas e doenças e apresentar necessidades nutricionais diferentes. O principal objetivo da rotação de culturas é promover a conservação do solo, evitando, assim, sua exaustão. Muitos são os benefícios dessa prática, como a conservação das características físicas, químicas e biológicas do solo, além de uma maior produtividade.