Biologia, perguntado por paymoonzinha, 4 meses atrás

Qual é a única organela citoplasmática encontrada na célula da bactéria? *

MITOCÔNDRIA

Cloroplasto

Complexo golgiense

Lisossomo

Ribossomo

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurasaph4
1

Resposta:

As bactérias tem uma estrutura celular bem característica de células procarióticas: sem núcleo revestido de membrana (o núcleo dos procariontes é chamado de nucleóide), com plasmídeos, ribossomos, enfim, detalhados e ilustrados a seguir.

Algumas estruturas presentes em bactérias.

Algumas estruturas presentes em bactérias.

Cromossomos

O cromossomo que está presente nas bactérias é circular e possui uma única molécula de DNA. Algumas fontes bibliográficas o designam não como cromossomo, mas como corpo cromatínico, por não o considerarem como um cromossomo verdadeiro. Este cromossomo carrega as informações genéticas da célula, tornando-o apto a realizar a auto-replicação cromossômica.

Plasmídeo

Esta estrutura é uma pequena molécula de DNA e não está presente em todas as bactérias, sendo que seus genes não são codificadores de informações e características essenciais, mas dependendo da situação ambiente a que esta célula é exposta, pode ter alguma vantagem seletiva em relação às outras bactérias que não possuem o plasmídeo, como por exemplo quando são expostas à antibióticos. O plasmídeo protege a célula da ação antibiótica. E o melhor de tudo: eles se autoduplicam, independentemente dos cromossomos.

Hialoplasma

Bactérias. (Ilustração: © iStock.com / zentilia)

Bactérias. (Ilustração: © iStock.com / zentilia)

O hialoplasma ou citosol é um líquido gelatinoso, composto por sais, glicose e outras moléculas de açúcar e orgânicas, proteínas. Podemos encontrar também RNA e muitos ribossomos.

Ribossomos

Dispersos no interior da célula, esta estrutura é responsável pela aparência rugosa que a célula tem.

Grânulos de Reserva

Neste tipo de célula o acúmulo de reservas acontece, mas é feito de maneira diferente das células eucarióticas. Aqui são formados grânulos insolúveis em água, compostos de glicose, ácido beta-hidroxibutírico e fosfato, formando cadeias complexas de açúcares.

Explicação:

Perguntas interessantes