qual é a tradução do texto la noche de baio cuando los hombres no sabian dormir
Soluções para a tarefa
Tradução
Quando os homens não conseguiam dormir, o Sol estava quieto, sempre brilhando no mesmo lugar no céu. Os homens se moveram através da selva. Eles caçavam, pescavam, montavam seus acampamentos aqui e ali. Eles viveram em um dia eterno em uma terra iluminada pela luz inesgotável do sol.
Um dia, o homem e o filho seguiram a trilha de um cervo e chegaram a uma clareira na floresta onde nunca haviam estado. No meio da grama, eles viram uma grande panela de barro.
-"Este deve ser o pote de Baio", disse o pai ao filho.
Baio é o gênio da floresta. Dizem que se um homem se atreve a olhar para o seu pote, a raiva de Baio será despertada e seu castigo será implacável.
Mas o ser humano é curioso. E o filho do homem, fascinado pela enorme panela de barro, não pôde suprimir o desejo de ir ver o que havia dentro da panela. Ele não ouviu o pai dizer para ele sair imediatamente, para não aproximar o ouvido para ouvir os barulhos estranhos vindos de dentro. Ele ignorou quando o pai irritado gritou com ele de longe para parar de bater no pote com a ponta do seu bastão. Até o pote, muito mais frágil do que parecia, rachado.
Uma enorme mancha negra saiu da fenda e se espalhou e cobriu o céu e tudo na Terra. Animais desconhecidos saíram e foram se perder à noite. E você não podia vê-los. Somente seus ruídos estranhos podiam ser ouvidos de longe, no meio da escuridão. Uma enorme bola de prata também atravessou a fenda. Ele subiu ao céu e se escondeu atrás da escuridão.
O homem e o filho, apavorados, cegos, procuraram o caminho de casa. Levaram muito tempo para chegar, porque, acostumados à luz do sol, sabiam apenas se orientar através dos olhos. E eles não encontraram o acampamento até saberem como erguer os ouvidos e reconhecer as vozes de seu povo.
- O que aconteceu? - todo mundo perguntou.
- O que aconteceu com o sol? Estamos perdidos, não podemos nos mover.
O filho do homem chorou e disse-lhes que ele havia quebrado a panela de Baio e que ele havia desencadeado sua raiva. E essa foi a origem de toda aquela escuridão.O tempo passou e a vida foi uma noite sem fim. Os homens, assustados, não queriam caçar na selva escura, onde corujas invisíveis eram ouvidas piando e animais selvagens à espreita. Era fácil se perder para sempre sem a luz para mostrar o caminho de volta. E eles começaram a sentir fome e frio. Para se aquecer, acenderam uma fogueira com cera de abelha. A fumaça de cera subiu e subiu, atravessou a escuridão e alcançou o Sol, que começou a atravessar o céu e emergiu por trás da escuridão.
Desde então, o Sol não para de andar no alto. Começa ao amanhecer e continua até se perder além das montanhas. Depois vem a noite e, com ela, a Lua de Prata. Naquele momento, os homens se reúnem ao redor da fogueira, contam histórias e dormem, esperando ver o sol que anda voltando para lhes dar a luz.