História, perguntado por sulamitaadrielly, 10 meses atrás

Qual é a sua opinião, no contexto da democracia atiniense, sobre a frase: "mas aquele( cidadão) que não manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerado um inútil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Klöck
22
Vamos lá: É sabido que na cidade de Atenas o sistema político em vigor era a Democracia Direta ( Ao contrário da nossa atual, em que elegemos um político para nós representar, lá era o próprio cidadão que defendia seu ponto de vista nas agora). Vale lembrar também, que apenas 10% da população ateniense era de fato considerada cidadã, pois para ter este status, deveria ter uma linhagem de APENAS atenienses; mulheres eram excluídas desta parte política também.
Conhecendo o conceito, ressalta-se que o debate político era uma arte extremamente valorizada em Atenas, a ponto de pessoas terem escravos apenas para poderem se dedicar à vida política (o trabalho braçal era "demonizado" pelos atenienses, sendo estes destinados aos nao-cidadaos). Portanto, uma pessoa que não apreciava um bom debate, não praticava ou até mesmo não sabia debater seria julgada como inútil, pois não estaria a altura dos mais sábios da cidade. Partindo para a opinião: não vamos fazer um anacronismo e julgar os atenienses, pois esta era a visão deles e ponto. Mas é claro que uma cidade baseada apenas em debates não iria para frente: todas as pessoas que participam e auxiliam a cidade de qualquer forma NAO podem ser chamados de inúteis. Trazendo para os dias de hoje, seria como dizer que um gari ou catador de lixo, um engenheiro ou até um medico são inuteis pois não estao na vida política. Isto faz algum sentido? Creio que nao
Perguntas interessantes