Qual é a relação existente entre a quebra da bolsa de valores e a grande depressão?
Soluções para a tarefa
A Quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, seja por bolhas de crédito ou por superprodução, ocasionou um período de grande recessão econômica nos Estados Unidos. Como a esfera de influência dos EUA era muito grande, pois este era a maior potência do planeta, as consequências foram sentidas em várias outras regiões do mundo.
Assim, o período que se seguiu, tomando boa parte dos anos 30, ficou conhecido como Grande Depressão, onde o desemprego e as baixas taxas de crescimento (as vezes altas taxas de decrescimento) econômico assolaram países que muitas vezes ainda se recuperavam dos prejuízos da Primeira Guerra Mundial.
O Brasil também sentiu os golpes da crise, principalmente quanto a seu principal produto de exportação, o café, que teve uma grande queda nos preços ( segundo fontes a saca pulou de 200 mil-réis para 21 mil-réis no ano seguinte). No tocante a esse fato, temos o curioso caso da Queima de Café, em que o estado adquiriu alguns milhões de sacas de café com o intuito de queimá-las e, consequentemente, restaurar os preços.
:)