Qual é a relação entre racismo e desigualdade social?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom, o racismo é o preconceito de uma pessoa contra uma outra pessoa de raça diferente ( negros, brancos, pardos, amarelos/asiáticos, nórdicos,... ), ou seja, uma discriminação sem argumento contra um outro cidadão apenas pela cor de sua pele, ou melhor, pela sua raça, racismo. Já a desigualdade social é a diferença de patrimônio entre pessoas, ou seja, de dinheiro, normalmente está associada a discriminação social, que não passa de uma mesma discriminação sem argumento contra um cidadão sem tantas condições financeiras, ou seja, o rico sendo "melhor" que o pobre e gabando-se por isso, mas pode ocorrer o contrário, que seria a vitimização do pobre perante um aspecto dos mais privilegiados, por exemplo, não procurar formas de melhorar e colocar a culpa no governo.
Racismo= discriminação de raça
Desigualdade social ou discriminação social= vitimizar ou se gabar perante o diferente na sociedade/capital/dinheiro
A maior relação que existe entre racismo e desigualdade social no Brasil é a no que tange a estruturação preconceituosa que foi formado com o tempo.
Dessa forma, os negros escravos recém-libertos tiveram que viver em periferias, refletindo hoje em dia na má distribuição de renda da população.
Como é estruturada a desigualdade no Brasil?
No Brasil, apesar de sermos ricos em diversidade cultural e étnicas, ainda temos heranças ruins do período da escravidão. Nesse sentido, a descriminação que era apenas racial no começo do século XI e XII, passou a ser também econômica e social, pois os escravos libertos eram também as pessoas marginalizadas da sociedade, vivendo em situação de pobreza.
Aprenda mais sobre desigualdade aqui: brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ3