Biologia, perguntado por julianalinsbinski, 11 meses atrás

Qual é a relação entre o metabolismo celular e a quantidade de poros

nucleares da carioteca? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por bruma895
0

Explicação:

Vamos primeiro entender o que é o poro nuclear e para que ele serve.

Os poros nucleares são estruturas na membrana do núcleo formados por proteínas que permitem o transito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma. Então toda célula que faz bastante transcrição/tradução terá bastantes poros. Ou seja, quanto mais estruturas a célula precisa produzir, logicamente, mais poros ela precisará ter para não atrapalhar seu funcionamento com um “congestionamento” de moléculas.

Sabendo isso sobre os poros percebemos que ele não esta relacionado somente com a taxa metabólica mas sim com a produção de estruturas intracelulares (muitas que participam do metabolismo também).

Então, o espermatozoide será (entre esses três) o que possui menos poros pois é uma célula já formada com todas as estruturas somente aguardando sua função final que é achar o óvulo. Entendido até aqui?

Os neurônios produzem bastante estruturas para a manutenção da sua estrutura e funções, por isso eles têm mais poros.

Os adipócitos vão estar no meio de campo, produzindo uma taxa menor que os neurônios mas renovando suas estruturas mais que os espermatozoides.

Os ribossomos podem estar no citoplasma, ligados ao retículo endoplasmático ou a membrana no núcleo, mas não dentro do núcleo. Até hoje nunca li nada a respeito de passagem de ribossomos pela membrana do núcleo, então não posso te afirmar como eles passariam por ela.

Já em relação aos nucleotídeos eles desempenham diversas funções na células geralmente associados a síntese e podem estar associado a enzimas para ativar sua função.

Perguntas interessantes