qual é a relação entre a guerra do Iraque iniciada em 2003 e a guerra preventiva anunciada pelos Estados Unidos?
Soluções para a tarefa
Ciao, amigo(a)!
A relação que se dá entre a guerra no Iraque (que teve início em Março de 2003) e a guerra preventiva é de causa e consequência. Naquela época, o governo norte americano decidiu invadir o Iraque para libertar o povo das mãos do ditador Saddam Husseim (1937-2006). Essa invasão foi chamada pelo governo Bush de guerra preventiva (que não causaria danos para a estrutura daquele país), onde os objetivos principais eram:
retirar o ditador do controle da nação;
extinguir armas de destruição em massa;
combater o terrorismo presente no Iraque e nos países vizinhos.
No entanto, essa guerra preventiva acabou se transformando em uma guerra contra os militares, boa parte da população e rebeldes iraquianos.
Espero ter contribuído.
Resposta:
Ele levou os países a uma fragilidade de controlar o fluxo de capital e, consequentemente, os EUA passaram a ter dificuldade em manter a hegemonia e perderam o controle sobre o capitalismo financeiro, que na nova ordem o sistema não tem a necessidade de estar ligado a uma nacionalidade, o que aprofunda ainda mais os conflitos de várias ordens, como políticas, sociais, econômicas, étnicas, religiosas, já que as desigualdades passaram a ser determinadas por esse novo sistema.
Explicação: