Pedagogia, perguntado por nhadumbuqueneyd8, 5 meses atrás

qual é a relação do professor e aluno


jeisi2013: A relação entre professor e aluno é essencial para que a vivência escolar aconteça de forma plena e prazerosa. É a partir desse contato que se constrói um vínculo importante para superar as dificuldades, sanar as dúvidas e desbravar o conhecimento. Nesse sentido, afetividade e inteligência estão muito conectadas

Soluções para a tarefa

Respondido por jeisi2013
0

Resposta:

A relação entre professor e aluno é essencial para que a vivência escolar aconteça de forma plena e prazerosa. É a partir desse contato que se constrói um vínculo importante para superar as dificuldades, sanar as dúvidas e desbravar o conhecimento. Nesse sentido, afetividade e inteligência estão muito conectadas. O professor assume papel de mediador

Explicação:

Respondido por ipcrochafilho
0

Resposta:

Quando uma relação de parceria e admiração é desenvolvida entre professores e alunos, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais leve e prazeroso.

O educador, a partir de componentes motivacionais, relacionais e didáticos, deve estabelecer um ambiente propício para que o aluno aprenda com qualidade e leveza.

Sendo assim, estamos falando de uma relação que precisa ser pautada pela empatia e pela reciprocidade.

Isso significa que o professor é fundamental como a base desse relacionamento, que envolve o modo de falar, ouvir e compreender as necessidades dos alunos. De forma sensível, o educador pode mediar a construção do conhecimento e inspirar os estudantes.

Você já deve ter ouvido ou lido que a emoção interfere no processo de retenção de informação. As pessoas precisam de motivação para adquirir conhecimento, já que a atenção é imprescindível para a construção do saber. E mais: quando uma nova informação é associada a um conhecimento prévio, a formação de memória se torna mais efetiva.

É o que mostram investigações neurológicas recentes que tratam sobre o funcionamento cerebral.

Elas reforçam teorias como a do psicólogo Jean Piaget (1896-1980). Para ele, a afetividade – termo que prefere em relação à emoção – influencia os processos de aprendizagem, seja positiva ou negativamente. Ou seja, acelera ou atrasa o desenvolvimento intelectual.

Perguntas interessantes