Qual é a relação das medidas antropométricas com o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e obesidade?
Soluções para a tarefa
A avaliação antropométrica e o reconhecimento do excesso de peso podem favorecer a identificação precoce do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Achados indicam que a circunferência da cintura (CC) elevada e inadequação em outros índices, tais como o índice de massa corporal (IMC), razão circunferência cintura-quadril (RCQ) (Furtado & Polanczyk, 2007; Pitanga & Lessa, 2007) e a circunferência do pescoço (CP) (Vallianou et al. 2013) podem contribuir para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV).
As medidas antropométricas possuem a vantagem de serem técnicas simples, não invasivas e fáceis de serem aplicadas, que podem ser utilizadas seguramente para avaliação da composição corporal (Fontanive, Paula & Peres, 2007). Deve-se considerar também que, o baixo custo de seus equipamentos, os quais normalmente são duráveis e portáteis, e a grande disponibilidade de dados dessas medidas faz da antropometria uma técnica bastante utilizada pelos profissionais no momento da avaliação nutricional (Nacif & Viernig, 2011).
Através do exposto, o presente trabalho teve como objetivo verificar as medidas antropométricas e a presença de risco para doenças cardiovasculares