qual é a provavel ideia que o artista quis passar na obra "máscara do abismo" de Lygia Clark
Soluções para a tarefa
Lygia Pimentel Lins (1920 - 1998), mineira, foi pintora e escultora. Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1947, e iniciou seu aprendizado artístico com Burle Marx. Foi uma das fundadoras do Grupo Neoconcreto e participou da sua primeira exposição, em 1959. Recebeu o prêmio de melhor escultora na Bienal Internacional de São Paulo em 1961. Em 1976, Lygia Clark inicia uma nova fase, estudando as possibilidades terapêuticas da arte sensorial com uma abordagem diferente para cada pessoa, usando os “Objetos relacionais ”, que é a designação genérica atribuída por Lygia Clark a todos os elementos que utilizava nas sessões de Estruturação do Self – trabalho praticado de 1976 a 1988, no qual Lygia trabalha o “arquivo de memórias” dos seus pacientes, os seus medos e fragilidades, através do sensorial. Objeto Relacional Máscara abismo: um saco de rede sintética alaranjada (usado ainda hoje em supermercados para empacotar cebolas, batatas, etc) que envolve um saco plástico cheio de ar. Criado em diversas versões, este objeto era usado como máscara cobrindo o rosto do cliente, cuja extremidade prolongava-se sobre seu peito como a tromba de um animal.
A artista Lygia Clark quis transmitir em sua obra "máscara do abismo", a sensação tátil da respiração, pois ao utilizar um balão de ar e o segurar com as mãos, a artista convida seu público a sentir sua respiração, algo que normalmente se ignora, pois é uma função automática do corpo.
Ao envolver tal balão em uma rede de nylon de frutas, remontando a como as mesmas estão expostas nas gondolas do supermercado, a artista reflete sobre essa prática constante de respirar, tão fácil e tão prática como ir ao hortifrúti fazer compras.
A artista ficou famosa pelas brincadeiras táteis propostas em suas obras.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/12901479
Bons estudos!