Qual é a predicação da forma verbal “ouvir”? * VERBO INTRANSITIVO VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO TRANSITIVO INDIRETO VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO
Os verbos intransitivos não precisam de complemento. Eles sozinhos bastam para dar sentido à frase. Formam o predicado sozinhos.
Exemplos:
Luís morreu.
Paulo chegou.
O Vasco venceu.
Os verbos intransitivos são, em algumas vezes, acompanhados de adjunto adverbial ou de predicativo.
Exemplos:
Luís morreu serenamente.
Paulo chegou satisfeito.
O Vasco venceu grandiosamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é um verbo transitivo?
Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.
Agora vamos ver o que foi pedido.
Explicação:
1. Ana comprou chocolates.
2. A bolsa pertence à Laura.
No exemplo 1, temos o sujeito “Ana”, que exerce a ação de comprar. O objeto da compra é “Chocolates”. O verbo precisou ser completado por um objeto, ou seja, um complemento. Se você tirar o complemento, a frase fica sem sentido, parecendo que falta uma parte.
No segundo exemplo, temos “A bolsa pertence”. Pertence a quem? “À Laura”. Se não colocarmos o complemento, a frase fica sem sentido.
Verbo transitivo direto
Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal.
Exemplo:
Camila bebe água.
Verbo transitivo indireto
Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto.
Exemplo:
Acredito na sua boa vontade.
Acredito em quê? “Na sua boa vontade”. Uma vez que o que complementa o sentido do verbo “acreditar”melhorar vem precedido de preposição, estamos diante de um verbo transitivo indireto.
Outro exemplo:
Luana precisa de férias.
Luana precisa de quê? “De férias”. Para fazer sentido, o verbo precisa do complemento com preposição. Sem ele, o verbo “precisar” não passa a informação completa. “De férias”, preenche o que falta para que a oração faça sentido.
- Espero ter ajudado!!
- Amigo(a)