Geografia, perguntado por guilhermealvesga9012, 4 meses atrás

qual é a participação feminina no mercado de trabalho? quais os fatores que intensificaram a participação feminina no mercado de trabalho?

(resposta através de um texto)​

Soluções para a tarefa

Respondido por thiagossantos2369
1

Resposta:

A inserção das mulheres no mercado de trabalho ocorreu a partir do final do século XIX e com aumento de maneira expressiva no século XX, principalmente devido à intensificação do setor terciário, e não teve relação direita com o sentimento de conquista de sua posição social e dos direitos das mulheres, mas se deve mais a fatores econômicos como a pobreza, por serem preferidas pelos patrões como mão-de-obra barata e pelo crescente número de famílias chefiadas por mulheres, em decorrência da migração dos homens em busca de trabalho e devido aos massacres das grandes guerras. (HOBSBAWN, 1998).

“Utilizando como exemplo o setor têxtil, por exemplo [...] a situação se agravou com o emprego disseminado de mulheres e crianças, que realizando o mesmo trabalho que um homem, recebia salários inferiores”. (REZENDE, 1992, p. 144). Mesmo tendo tal ligação com a pobreza e necessidade de subsistência, a entrada das mulheres no mercado não deixa de ser um marco na história da civilização, que por séculos teve o papel feminino atrelado aos afazeres domésticos e criação de suas crianças.

Pode-se verificar que o período de 1950 foi decisivo para as mulheres [...] as mulheres casam mais tarde, tem um nível de educação mais elevado e mais conhecimento sobre controle de natalidade; os próprios métodos de controle de natalidade disponíveis são melhores. A maior disponibilidade de serviços de saúde mais aprimorados significa que mais crianças sobrevivem, reduzindo os incentivos para que os pais tenham mais filhos. A abertura de oportunidades econômicas para as mulheres em uma economia em crescimento pode ser parte da resposta. (FUSFELD, 2001, p. 242)

Outro fator observado de acordo com Hobsbawn (1998) foi o aumento das mulheres no ensino superior. Na década de 40, as mulheres ocupavam no máximo 20% das vagas das entidades de ensino superior, já no ano de 1980, em poucos países desenvolvidos elas ocupavam menos de 50% do total de estudantes. Dentro de todo esse contexto o que se podia esperar é que grandes mudanças uma hora iriam ocorrer, porém, o que se viu na maioria das vezes é que as mulheres casadas costumam se virar carregando o duplo fardo de velhas responsabilidades domésticas e as novas responsabilidades no emprego. No Brasil não foi diferente, embora a participação feminina tenha aumentado consideravelmente nas últimas décadas e o nível de escolaridade superado o do sexo masculino, elas ainda estão, em sua maioria, inseridas em vagas de trabalho tipicamente femininas, o que faz com que tenham salários menores que os dos homens. (PNAD, 2006).

Explicação:

Perguntas interessantes