História, perguntado por biabiaceten, 1 ano atrás

qual é a origem dos latifúndios romanos, que mais tarde ficaram conhecidos como vilas?

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
21
Olá, tudo bem? A origem dos latifúndios romanos está intimamente relacionada ao processo de expansão da influência da cidade. Depois das Guerras Púnicas (264-146 a.C.), que terminou com vitória romana, seu poderio apenas cresceria na região do Mar Mediterrâneo e Europa além. Em meio milênio, sua força chegaria na África e na Ásia

Tamanha expansão, contudo, deixaria sua marca na sociedade. Enquanto que antes do crescimento territorial iniciado pela vitória contra Cartago o trabalho agrícola estava majoritariamente concentrado nas mãos camponesas, depois das Guerras Púnicas o processo expansionista romano iria requisitar todas as forças livres possíveis. No lugar dos camponeses, ficariam os escravos capturados durante as campanhas militares incessantes. Este contínuo processo significava que cada vez mais terras eram confiscadas, indo parar nas mãos da elite política-militar, que precisava então de cada vez mais escravos para cuidar das novas terras conquistadas.

Como novos territórios estavam sempre sendo dominadas, este ciclo se perpetuaria por séculos, estabelecendo o escravismo e o latifúndio como bases da sociedade romana. Cada vez mais, a pequena propriedade foi se tornando a exceção, e o modelo das futuras villas romanas se estabeleceu.
Perguntas interessantes