Qual é a intenção de Deus para os seres humanos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acreditamos que o propósito de Deus para a humanidade é preparar aqueles a quem Ele chama—e que decidem responder a essa chamada através de uma vida de conquista ao pecado, desenvolvendo caráter justo e crescendo em graça e conhecimento—para possuírem o Reino de Deus e tornarem-se reis e sacerdotes reinando com Cristo no Seu retorno. Acreditamos que a razão da existência da humanidade é para nascermos, literalmente, como seres espirituais na família de Deus (Romanos 6:15-16; 8:14-17, 30; Actos 2:39; 2 Pedro 3:18; Apocalipse 3:5; 5:10).
Opropósito da existência do homem é declarado em ambas as extremidades da Escritura. No início da Bíblia, Deus revela que Ele criou o homem à Sua imagem e semelhança (Genesis 1:26-27)—uma linguagem que se refere a descendência ou filhos (Genesis 5:1-3)—para compartilhar o domíno ou regra com Ele sobre a criação, em submissão a Ele (Genesis 1:28). (Veja o capítulo intitulado “A Humanidade”, começando na página 13.)
E no final da Bíblia, Deus diz: “Aquele que vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Revelation 21:7). Mais uma vez, a linguagem diz respeito aos Seus filhos compartilharem a regra sobre toda a criação com Deus, em submissão a Ele.
Assim, vemos que o destino do homem é ser parte do Reino e família de Deus. E no último versículo acima mencionado, como em toda a Bíblia, somos informados que o homem só pode chegar a este destino através de um processo de ‘vencer’ ou ‘superar’ na nossa luta cristã.
É desejo de Deus que nenhum ser humano pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento, de modo a tornar-se membros de Sua família como filhos e filhas em Seu Reino (2 Peter 3:9, 2 Corinthians 6:18). Como parte deste processo, Deus está agora chamando alguns indivíduos para herdar a vida eterna no retorno de Jesus Cristo à terra (1 Corinthians 1:26-28, Matthew 20:16, John 6:44, 65), enquanto os outros serão chamados mais tarde. (Veja os capítulos intitulados “Os Festivais de Deus”, “A Igreja” e “As ressurreições e o Juízo Eterno”, a partir das páginas 39, 56 e 65).
Aqueles que estão sendo escolhidos agora têm de aceitar Cristo como seu Salvador, renunciar as suas vontades à vontade de Deus e lutar com a ajuda de Deus para vencer [superar] o pecado durante sua vida atual (Revelation 3:21).
Jesus Cristo é referido como “o primogênito entre muitos irmãos” (Romans 8:29, ver também os versículos 14-17; Revelation 1:5-6, Colossians 1:15-18). Ele veio como um ser humano para liderar o caminho para que outros possam ser glorificados e herdar todas as coisas. Os cristãos são efectivamente referidos como “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romans 8:17, ARA). No entanto, como Hebreus 1 a 2, explica, a humanidade ainda não conseguiu alcançar o seu destino de herdar todas as coisas, mas Jesus conseguiu, e Deus está envolvido neste processo “trazendo muitos filhos à glória” (Hebrews 2:10).
Neste processo, as pessoas tornam-se filhos de Deus através do recebimento do Seu Espírito Santo, que se une com o espírito humano de cada indivíduo (Romans 8:16). Estamos, assim, “de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível” (1 Peter 1:23).