Português, perguntado por juliasmsz, 9 meses atrás

Qual é a indicação cênica que orienta quanto à representação do momento em que Ritinha descobre que Arlindo é Lobisomem? ([...] O animal arranca um pedaço da blusa e sai.) (Ritinha chega e fica esperando Arlindo chegar. Está nervosa e com medo) (Ritinha percebe um fio da blusa nos dentes de Arlindo) (Saem. Ritinha volta, junto com a mãe, chorando)

Soluções para a tarefa

Respondido por lucimoreno2501
48

Resposta:

Explicação:cobrisse seu potencial ficcional, ele também buscou, no teatro, atores para representar o

homem cotidiano e, com isso, o que podemos verificar no cinema contemporâneo é o em-

prego de certo mimetismo com a realidade, tendo como objeto de criação o homem atual

com seus códigos culturais, gestos e ações.

Assim, ao contrário da linguagem do teatro, a do cinema funciona a partir da reprodu-

ção fotográfica da realidade, gerada da relação entre o real objetivo e sua imagem fílmica.

Em seguida a essa conversa, sobre as diferenças entre as linguagens, pergunte aos

estudantes se é possível fazer teatro com imagens de filme ou fazer filme como se faz teatro.

Pergunte o que pensam sobre isso.

É bom lembrar que toda essa conversa deve funcionar como aquecimento de ideias

sobre as linguagens teatral e cinematográfica. Por isso é interessante que possam dizer o

que pensam, o que imaginam, como um modo de ficarem sensíveis às imagens, que serão

apresentadas para ampliação de repertório sobre esse assunto. Solicite que registrem, em

seus cadernos, o que ficou da conversa.

ARTE \u2013 ENSINO FUNDAMENTAL 81

MOMENTO II

Movendo a apreciação

Página 75 no Caderno do Aluno

1. O rastro do cinema na narrativa cênica

Professor, a documentação fotográfica de espetáculos é uma forma de oferecer uma visão

sobre uma obra de arte, ao fornecer diferentes referências sobre o espaço, o gestual de ator, os

objetos em cena, a cenografia, a iluminação, o figurino, a maquiagem.

Para mostrar aos estudantes uma referência sobre a contaminação entre as linguagens teatral

e cinematográfica, foram escolhidas imagens do espetáculo \u201cMemória Afetiva de um Amor Es-

quecido\u201d, do grupo carioca Os Dezequilibrados. Essa não é uma escolha aleatória, porque uma

das características deste grupo é trazer para o teatro a linguagem cinematográfica. Isso se dá não

só com a utilização de elementos como slides, imagens ao vivo e câmeras de projeção, mas tam-

bém pela teatralização de procedimentos cinematográficos: um foco, uma pose, um travelling.

Professor apresente para os alunos:

Imagens - Os Dezequilibrados. Memória afetiva de um amor esquecido, 2008. Direção:

Ivan Sugahara. Dramaturgia: Rosyane Trotta. Elenco: Ângela Câmara, Cristina Flores, José Karini

e Saulo Rodrigues. Participação em vídeo: Letícia Isnard. \u2013 DVD/CD \u2013 Iconografia/SEE.

Partindo da observação das imagens, que hipóteses os estudantes formulam para algumas

questões: Ao olhar atentamente as imagens, você pode perceber que há projeções de vídeo

nesse espetáculo? Onde você imagina que os espectadores assistem ao espetáculo? Será que o

espetáculo acontece numa sala de teatro? Será que o espectador fica sentado numa plateia

diante do palco? O título Memória afetiva de um amor esquecido sugere qual tema para o es-

petáculo? A projeção de vídeo em espetáculos faz do teatro um cinema?

Para conversar sobre essas questões e aproximar os estudantes da montagem do espetá-

culo, é importante oferecer algumas informações. A montagem de Memória afetiva de um amor

esquecido pela companhia Os Dezequilibrados é uma recriação do filme Brilho eterno de uma

mente sem lembranças, dirigido por Michel Gondry. O termo \u201crecriação\u201d foi utilizado pela dra-

maturga do espetáculo, Rosyane Trotta, e diz respeito, neste caso, a uma leitura da interface ci-

nema e teatro. Então, podemos pensar sobre um processo de recriação, ou de leitura, como um

campo de experiência para a elaboração de uma linguagem cênica.

O que faz, então, a Companhia nesse processo de recriação ou de leitura? Faz uma adap-

tação do filme ao palco? Não. Os Dezequilibrados não desejam apresentar no palco simples-

mente uma adaptação de um filme: se a fábula de Brilho eterno... interessa ao grupo, interessam

também outros elementos do universo do roteirista, as ideias que os temas retratados suscitam

nos membros do grupo e a pesquisa formal que acompanha sua trajetória.

O texto, assim, conta a seguinte história: deprimido pelo fim de seu relacionamento, um

jovem resolve apagar da memória sua ex-namorada. Para isso, procura uma clínica especializada

em soluções instantâneas, onde seu cérebro é conectado a um computador, que acaba levando

o jovem a mergulhar em suas fantasias inconscientes.


00001109128575SP: vdd isso n ajudou nd ;-;
mrslynndark: R: Ritinha percebe um fio da blusa nos dentes de Arlindo
vitoraugustobarbosa5: Kono Giorno Giovanna Niwa Yume Gaaru
otk76: E a resposta
mariaclara040425: enfim, qual é a resposta?
Fannytchuam: Tá, mas kd a resposta amado?
vihtoriaSD: falo falo e n disse nada..
vihtoriaSD: AÍ É F0DA..
moonfyt: ele pesquisou no
Respondido por os17marcosgsilva17
281

Resposta:

ea letra (c) terceira opção .

Explicação:

(Ritinha percebe um fio da blusa nos dentes de Arlindo).


iltoncribeiro: vlw mn[
giovannanovabraz7: obgdaa
isabellalpdias: muito obrigada melhor q o cara na primeira q so escreveu
isabellalpdias: mais ok '-'
os17marcosgsilva17: tamo junto parcero
Perguntas interessantes