qual é a importância do liberalismo
Soluções para a tarefa
Explicação:
Em tempos de extrema polarização e intolerância ideológica, o liberalismo surge como uma alternativa lúcida e sensata, defendendo a livre propagação de ideias e o debate por técnicas argumentativas e até mesmo a persuasão, mas nunca obrigando ou fazendo algum mal á pessoa caso não concorde com sua opinião.
Relacionamentos sociais se rompem, simplesmente pela não aceitação de que o outro pense de um modo diferente, ignorando o contexto do que levou a pensar desta forma, e diversas outras causas. Obrigando-se a conviver em suas pequenas “bolhas” onde todos compartilham e apoiam sua ideia, acreditando sê-la a verdade absoluta.
Stuart Mill em seu livro: “sobre a liberdade” critica esta atitude:
“Pessoas em situação mais feliz, que às vezes ouvem suas opiniões contestadas, e não estão inteiramente desabituadas a ser corrigidas quando estão erradas, colocam a mesma confiança irrestrita apenas nas suas opiniões que são compartilhadas por todos os que as cercam, ou a quem elas habitualmente se submetem: proporcionalmente ao desejo de confiança de um homem em seu próprio julgamento solitário, ele usualmente deposita confiança implícita na infabilidade do “mundo” em geral.”
Diz ainda que o indivíduo não pode ter a certeza absoluta que a opinião que está sendo reprimida por ele é uma opinião falsa (e mesmo se tivesse certeza, reprimi-la ainda seria um mal) podendo abrir possibilidades dela ser a verdade. E que toda ideia pode ser absorvida como forma de conhecimento, ou pra estratégias argumentativas.
A extrema polarização de ideias leva consequentemente a repressão de outras, e muitas vezes essa repressão acontece através do poder, como aconteceu em diversos momentos históricos denominados ditaduras. Pessoas notáveis como Jesus ou Aristóteles, foram condenados pelo que os detentores do poder consideravam como o que era a “verdade absoluta”. E contestar essa verdade era visto como uma impiedade, heresia.