Qual é a importância da respiração celular aeróbica?
Soluções para a tarefa
é um vital para obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos.A respiração celular pode ser de dois tipos:
Aeróbia – realizada por muitas bactérias, fungos, protozoários, animais e plantas, ocorre na presença de oxigênio, considerado o aceptor final de hidrogênio;
Basicamente é um processo de oxidação ou “mecanismo de queima” dos compostos com alto teor energético na presença de oxigênio, resultando como produtos o gás carbônico, água e energia utilizada no metabolismo celular.
Nos organismos com respiração aeróbia, a equação simplificada pode ser assim esquematizada:
C6H12O6 (glicose) + O2 ↔ 6 CO2 (dióxido de carbono) + 6 H2O (água) + energia
Anaeróbia – mecanismo não muito freqüente realizado por bactérias desnitrificantes do solo (Pseudomonas denitrificans), ocorre na ausência de oxigênio, sendo outras substâncias (sulfato ou nitrato) atuantes como aceptoras finais de hidrogênio.
Alguns bacilos, por exemplo, os que causam tétano (Clostridium tetani), somente conseguem obter energia por respiração anaeróbia, e por isso são chamados de anaeróbicos obrigatórios. Outros organismos, as leveduras utilizadas na fabricação de bebidas (Saccharomyces cerevisiae), podem realizar respiração aeróbica ou anaeróbica, conforme a presença ou não de oxigênio, e por isso são denominados de anaeróbios facultativos.
Nos organismos com respiração aeróbia, a equação simplificada pode ser assim esquematizada:
C6H12O6 + 4 NO3 ↔ 6 CO2 + 6 H2O + 2 N2 (nitrato) + energia