qual é a história do idioma espanhol?
Soluções para a tarefa
Mais de 400 milhões de pessoas falam espanhol e, por isso, o idioma é considerado a segunda língua mais falada em todo o mundo, ficando atrás apenas do chinês. A língua espanhola também é considerada a segunda língua de comunicação do mundo, sendo o inglês o primeiro.
A língua espanhola é o idioma da Espanha, de vários países da América Latina (exceto Brasil, Haiti, Guianas e várias ilhas caribenhas), das Filipinas e da Guiné Equatorial.Também conhecido como castelhano, o espanhol tem origem no latim vulgar, nos séculos do Império Romano na Península Ibérica (Espanha e Portugal).
O espanhol, ou castelhano, é uma língua românica do grupo ibero-românico. Originou-se do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica por volta do século IX.
A formação da língua espanhola pode ser dividida em três períodos: o medieval ou castelhano antigo (dos séculos X ao XV), o espanhol moderno (entre os séculos XVI e XVII) e o contemporâneo (da fundação da Real Academia Espanhola até os dias atuais).
Trata-se de uma língua românica originária da modificação do latim após as invasões bárbaras (século V) e muçulmanas (século VIII). Sob o domínio muçulmano na Idade Média, formaram-se reinos cristãos, a partir dos quais surgiram diversas modalidades de dialetos românicos, tais como o navarro-aragonês, o catalão, o castelhano, o asturiano-leonês e o galego-português. A ligação de várias das modalidades citadas constituiu o dialeto românico castelhano, no condado de Castela.
Veja também: Entenda a diferença entre castelhano e o espanhol
A maioria das palavras da língua espanhola são derivadas do latim, masalgumas delas vêm de outras línguas pré-latinas, como o grego, o euskera ou o celta. No final do século XV, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações, devido a questões geográficas, culturais e sociais de cada região.Importância do espanholAtualmente, o espanhol é o idioma falado por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, a cada ano cresce a quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira, sendo superado apenas pelo inglês.
A importância da língua espanhola também reside no fato de que é um dos seis idiomas oficias da Organização das Nações Unidas (ONU), além de ser uma das línguas oficias da União Europeia.
Para os brasileiros, o idioma é de extrema importância, visto que estamos inseridos na América Latina, região que abriga um grande número de países hispanofalantes. A existência do MERCOSUL, bloco fundamentado sobre o livre comércio, também aumenta a importância do espanhol para o Brasil.
*Débora Silva é professora e tradutora de espanhol,
com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera),
outorgado pelo Instituto Cervantes.