qual é a função dos hipoglicemiantes orais e quando são indicados?
Soluções para a tarefa
Hipoglicemiantes Orais
Biguanidas: Metformina (Glifage®)
O seu mecanismo de ação ainda não é totalmente compreendido. As biguanidas ↑ a captação de glicose e sua utilização na musculatura esquelética e ↓ gliconeogênese. Farmacocinética: meia-vida de 3 h e é excretada da forma inalterada na urina. Efeitos Indesejáveis: Distúrbios no TGI; acidose láctica é um efeito tóxico raro mas fatal. Não devendo ser administrada em pacientes com doença renal, hepática, pulmonar hipóxica, IC ou choque.
Uso Clínico: pacientes com DM tipo II. Sulfaniluréias:Tobultamida (Orinase ®).Clorpropamida (Diabinese®)Glipizida (Minidiab®).
Mecanismo de ação das sulfaniluréias: Exercem sua ação nas células Beta, estimulando a secreção de insulina, ↓ o nível plasmático de glicose. Por bloquear os canais de potássio sensíveis ao ATP. Farmacocinética:Se ligam fortemente em proteínas plasmáticas. São excretadas pela urina, de modo que sua ação encontra-se ↑ em idosos e renais. Conseguem atravessar a barreira placentária. Efeitos Indesejáveis:Hipoglicemia é comum. ↑ do apetite podendo ↑ peso ponderal. Erupções cutâneas. Uso Clínico:Estágio inicial do DM tipo II pois necessita ter células Beta funcionais. Podem ser combinadas com metformina.