QUAL É A FUNÇAO DE H20 CONTROLO DO CLIMA
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pressão atmosférica, ou pressão barométrica, é a força que a atmosfera exerce sobre a superfície. Embora seja um fenômeno natural, decorrente simplesmente da existência do ar na atmosfera, ela sofre alterações locais.
A pressão varia inversamente com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude, menor a pressão. Estas alterações são causadas por diversos outros fatores do clima, como a radiação solar e o consequente aquecimento ou resfriamento das grandes massas de ar.
Entretanto, a pressão atmosférica não depende apenas da altitude. Ela varia muito durante o ano, principalmente por conta da umidade do ar, que por sua vez é influenciada pela forma como a pressão do ar influencia a circulação dos ventos.
Enfim, todas as variáveis climáticas se inter-relacionam, para formar o clima que sentimos e, agora, podemos medir :)
Mas em que a pressão influencia?
Quando a pressão está acima daquela que seria decorrente apenas da altitude, dizemos que temos uma situação de alta pressão. Nós não sentimos essa variação, mas a circulação atmosférica é altamente afetada, causando um aporte do ar seco das camadas superiores, expulsando a umidade local gerada pela evaporação e transpiração dos seres vivos. Assim, com a fuga da umidade, o céu torna-se claro, com poucas nuvens, e o clima mais seco.
É um quadro típico de inverno nas regiões tropicais como a nossa, quando o ar se torna seco e frio. No verão, quando se estabelecem zonas de alta pressão, o ar geralmente não se resfria devido à excessiva radiação solar, mas propiciam dias quentes e secos, com pouco cobertura de nuvens. Em torno de um centro de alta pressão, o ar circula no sentido anti-horário (no hemisfério sul; no norte, é exatamente o contrário).
Explicação: