Sociologia, perguntado por MilenaCristinaR, 1 ano atrás

Qual é a função da educação em uma sociedade democrática?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardo665
5
A função da educação é transmitir o legado da humanidade e preparar a juventude para assumir as rédeas do mundo. Numa democracia, como na anarquia, esse legado inclui uma série de valores essenciais para uma sociedade livre, justa, harmônica, fraterna, próspera, aprazível. Valores como a liberdade, a honestidade, o ceticismo, a bondade, a bravura, a solidariedade, a cooperação, a diligência, a justiça, a cultura etc. 

Numa sociedade democrática as instituições devem ser regidas pela igualdade, liberdade, participação e justiça, portanto, é coerente que a instituição responsável pela educação das crianças e jovens, construa-se a partir de valores e práticas democráticas. Os valores que orientam as práticas vinculam-se à liberdade, autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, iniciativa, responsabilidade, cooperação, solidariedade e tolerância. Desenvolve-los dependerá de procedimentos como o diálogo e a auto-regulação. As práticas caracterizam-se pela maneira como os educadores atuam e organizam suas aulas. O sentido que práticas e valores devem buscar é a participação, envolver os alunos na vida escolar, através do diálogo e da ação cooperativa. A participação dos alunos em processos decisórios na escola visa a sua inserção em uma ordem democrática - educar para a democracia. Ao mesmo tempo a democracia pode orientar a maneira como os discentes se relacionam com a instituição e com o conhecimento – educar pela democracia. O processo democrático se realiza e se sustenta mediante a ação educativa orientada para a ordem democrática e realizando-se através desta mesma ordem; ou seja, através de uma escola que eduque para a convivência democrática através de valores e práticas, também, democráticas. 

Educação familiar. Pais Democráticos: 

Dar carinho quando é necessário, louvar o esforço e recompensar a criança quando agiu certo é atitude de muitos pais que conseguem, com isso, que os seus filhos cresçam num ambiente feito de compreensão, de calma, de respeito humano. A educação dada por estes pais procura, antes de tudo, desenvolver na criança o senso de responsabilidade, confiando-lhe muitas pequenas tarefas e fazendo com que ela queira o que ela faz e não faça o que quer, conforme expressão de grande educador suíço. Com efeito, a educação moderna nunca foi partidária de deixar a criança fazer o que quer, mas sim orientá-la para que acabe uma tarefa começada, e formá-la para saber utilizar convenientemente sua liberdade. Resulta a educação democrática de equilíbrio entre a tolerância, a compreensão e a firmeza de propósitos. 

Onde há brutalidade, incompreensão e hiperautoritarismo, não é possível construir verdadeira democracia, pois tais atitudes se propagam também fora do lar, no trabalho, nos negócios e, o que é mais sério, na direção dos destinos de uma nação. (A criança o lar e a escola
Perguntas interessantes