Qual é a estrutura de um requerimento?
por favor me ajudem!!!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:Estrutura do Requerimento
No caso do requerimento, ele possui uma forma padronizada, prima pela objetividade e pela impessoalidade. O requerimento está dividido em cinco componentes: vocativo, texto, fecho, local e data e assinatura.
• Vocativo: no vocativo está a forma de tratamento e o órgão ao qual se dirige. Não é mencionado no vocativo o nome da autoridade e não se coloca no vocativo nenhuma fórmula de saudação.
Para tal, é necessário o uso dos pronomes de tratamento adequados à posição social do requerido, tais como: Magnífico Reitor, Ilustríssimo Senhor Diretor, Vossa Senhoria, dentre outros. Em relação ao vocativo, não é mencionado o nome da autoridade e não se coloca neste campo nenhuma fórmula de saudação, como, por exemplo, Querido Reitor.
• Corpo do texto: no corpo do texto está localizado o nome do requerente, a sua filiação, naturalidade, estado civil, profissão e residência, além da exposição do que se deseja e a justificativa.
• Fecho: o fecho é localizado logo abaixo do texto, mais precisamente dois espaços duplos, onde se escreve, em iniciais maiúsculas, expressões como: "nestes termos pede deferimento", "aguarda deferimento", "espera deferimento", etc.
Entretanto, expressões como respeitosamente, atenciosamente, encontram-se ultrapassadas e não convém serem usadas nesse tipo de documento. Devem-se constar, após a conclusão, a data, o local e a assinatura do requerente.
Tipos de Requerimento
É possível identificar os diversos tipos de requerimentos, produzidos com diferentes objetivos e cada um com suas peculiaridades. É o caso dos requerimentos de cunho organizacional, político e jurídico. O documento também é classificado em simples e complexo.
Requerimento simples: é formulado quando não há necessidade de muito aprofundamento sobre a questão.
Explicação: