História, perguntado por Ryfany, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre o período Paleolítico e o Neolítico?

Soluções para a tarefa

Respondido por nickynaty2002
2
Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de utensílios de pedra pelo homem (cerca de 2 milhões de anos atrás) até ao início do Neolítico (cerca de 10 mil a.C.).
No Paleolítico, os homens eram essencialmente caçadores e coletores, apresentando uma economia de subsistência, tendo que se deslocar constantemente (nômades).

O Paleolítico é o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou sílex.

O Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida (por causa de alguns instrumentos, feitos de pedra lascada e pedra polida), é o período da Pré-História compreendido aproximadamente entre 12000 a.C. e 4000 a.C. Durante este período surge a agricultura, e a fixação inerente ao cultivo da terra provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias) e o desenvolvimento da vida em sociedade, também o surgimento de brigas entre os povos, assim como o regresso cultural e o aumento da população produtora de sebo suíno.

As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais. Também neste período começa a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc). O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.
Surge também o comércio, o dinheiro, que facilita a troca de materiais, e que era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representam cada tipo, cada valor. Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.
Respondido por LohhKpayc
0

Antes do neolítico, nós temos o período paleolítico. Nesse período, as características da coletividade humana elas eram típicas, determinantes daquele momento por questões de que uma tribo ia para um lugar e quando chegava, a sua escolha era referente a uma maior abundância de recursos para a sobrevivência. Isso inclui rios, frutos, a caça e pesca por exemplo. Por conta dessa necessidade humana, os recursos naturais acabam e quando acabam, a população se muda para outro local, nós chamamos de comunindades nômades (Constante mudança)

  • Sobrevivência

Já o neolítico, os grupos eles já sabiam distinguir os alimentos que nasciam na terra ou não então eles tinham essa ideia de produção. Ai começa a revolução agrícola. As populações conseguiam plantar o que elas precisavam comer e esse processo, ele deixa de ter essa constante mudança de território e passa a ser fixo. Essa revolução agrícula é que chamamos de sedentarismo. (Fixação)

  • Vivência

D I F E R E N Ç A :

  • Paleolítico: Caçadores e coletores → nômades
  • Neolítico: Produtores e consumidores → sedentários

Espero ter ajudado. Bons estudos.

Qualquer duvida entre em contato.

Perguntas interessantes