Português, perguntado por FefeVal, 1 ano atrás

Qual é a diferença entre o Dígrafo e o Encontro Consonantal?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliavioletta44
2
Encontro consonantal: Duas os mais consoantes podem vir juntas na mesma palavra, mas com certa distinção. Quando, num grupo de duas consoantes, a segunda é "l" ou "r"(chamadas em outros idiomas de consoantes liqüidas), o encontro é mais forte, isto é, o grupo é mais uno: céreBRo, têneBRa, CLave. Em latim, a vogal que antecede tais grupos consonantais é breve na prosa, mas breve ou longa, à vontade do poeta, no verso. 
Já nos outros grupos tal união não se verifica; há mais separação entre consoantes, e na pronúncia errada ou da derivação popular pode aparecer uma vogal: aD(e)Vogado, dificuL(i)Dade, fenômeno chamado anaptixe (ou suarabácti). 
Dígrafo: 
Outras vezes, duas consoantes ocorrem juntas como representantes de um único som; é o caso se dá com o CH, com LH, com NH, e com as geminadas RR e SS, que por isso se chamam dígrafos (gr. di=dois, grafo= grafar). Em última análise, o dígrafo corresponde a uma deficiência do alfabeto, ou seja, à inexistência de uma só letra para indicar o som, o que pode acontecer também com o QU e com o GU
Respondido por Renatactim
7
Dígrafo: É a presença de duas letras que representam um único som. Exemplos de dígrafos: Carro (rr), pássaro (ss), abelha (lh) e guerrear (rr) Encontro Consonantal: é quando duas ou mais consoantes se unem, sem que haja entre elas uma vogal. Veja: Braço (br), psicologia (ps) e prato (pr)
Perguntas interessantes