Qual é a diferença entre danças tradicionais e danças de teatro
Soluções para a tarefa
Em busca de novos caminhos, linguagens e jeitos de dançar, bailarinos e coreógrafos procuram conectar-se ao seu tempo.
Assim, o cinema, a fotografia, a música, as artes plásticas, o teatro e a performance, entre outras artes, são fontes inesgotáveis de pesquisa para a dança que se faz hoje.
Muito mais do que definir um estilo de dança, esses artistas buscam formas de expressão que refletem seu modo de ver o mundo.
De origem aristocrática, nasceu nas cortes da Renascença na segunda metade do século 16, primeiro na Itália e depois na França.
Foi lá que foram criadas as cinco posições básicas do balé pelo mestre Pierre Beauchamp.
A bailarina Isadora Duncan (1877-1927) foi uma das principais representantes da dança moderna, que investiga um novo jeito de dançar, mais livre que o clássico, explorando movimentos de contrações, torções e desencaixes.
Loie Fuller, Martha Graham, Rudolf von Laban e Émile Dalcroze foram outros importantes nomes que ajudaram na difusão dessa arte.
Esta dança, que trabalha com movimentos teatralizados e na qual os bailarinos interpretam personagens, foi criada nos anos 1970, na Alemanha, por Kurt Joss.
A experiência de vida de quem dança costuma ser importante para o processo de criação do trabalho, como na série de espetáculos que Pina fez em diferentes países do mundo.
Utiliza as mais variadas técnicas sem impor limites à criatividade, tanto na movimentação como no uso de cenários, figurinos, roteiros e músicas.
Nela, não existe um corpo ou um movimento ideal: todos podem contribuir com seu jeito único de dançar.
Cabe ao coreógrafo, que muitas vezes conta com a ajuda dos bailarinos, construir um conceito do que deseja transmitir.
Passadas de geração em geração, essas danças refletem o modo de vida, as histórias e os costumes de uma determinada região do país.
O multiartista pernambucano Antonio Nóbrega é um dos maiores pesquisadores das danças populares brasileiras e acaba de fundar a sua própria companhia, A Cia.
Originária dos guetos e centros urbanos norte-americanos, a chamada "street dance" é conduzida por uma forte batida musical.
Composta de diferentes estilos (como popper, locker e breaking), é influenciada pelo hip-hop e pela cultura negra.
Esse estilo de dança cresce cada vez mais no Brasil, a exemplo da 12ª edição do Festival Internacional de Hip-Hop, realizado em Curitiba.