Qual é a diferença entre a Força peso e a Força gravitacional?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gravitação universal é uma das leis de Newton, essa lei afirma que todos os corpos dotados de massa se atraem em pares, com a mesma força, entretanto “não se deve confundir” Peso com Força Gravitacional, sob pena de invalidar todos os processos que reconhecidamente os quais nos humanos realizamos como forma de pesagens.
Na definição de PESO como a força que impede que um corpo esteja em queda livre. Neste caso o PESO seria uma força PARA CIMA, contra a orientação da aceleração de queda livre local e já a definição mais usual, PESO é o produto da massa pela aceleração de queda livre local (aceleração da gravidade).
Explicação:
1º Passo: Definição das Grandezas
Força peso: É a força gravitacional de um corpo, exercida exclusivamente pela atração de um segundo corpo de grande massa. Ex.: Terra e Lua ou Terra e Sol, etc.
2º Passo: Comprovação
De acordo com a lei da gravitação universal, dois corpos que contenham massa atraem-se com uma força inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.
Obs.: Por isso na terra temos como padrão gravidade = 9,8m/s² (valor médio, para a linha do equador)
3º Passo: Comparação
Força peso, força gravitacional ou simplesmente peso são fundamentalmente a mesma coisa, no entanto, de acordo com a terceira lei de Newton, quando exercemos uma força contra um corpo, recebemos dele de volta a mesma força, na mesma intensidade e direção, porém com sentido oposto.
4º Passo: Exemplificação
Aplicada no contexto do peso, essa lei indica que a força que a Terra faz sobre nós para baixo é feita sobre a Terra para cima, e isso está correto. Se a Terra é capaz de puxar-nos em direção ao seu centro, nós também fazemos sobre ela uma força de mesma intensidade, mas em sentido contrário.
5º Passo: Justificativa
O motivo de nós cairmos em direção à Terra, e não o contrário, é a inércia: a massa da Terra é muito maior do que as nossas massas, por isso, a sua tendência de permanecer em repouso é muito maior, de modo que a aceleração adquirida por ela, graças à força peso que exercemos, é ínfima, quase nula."
6º Passo: Diferenciação
A gravitação universal é uma das leis de Newton, essa lei afirma que todos os corpos dotados de massa se atraem em pares, com a mesma força, entretanto “não se deve confundir” Peso com Força Gravitacional, sob pena de invalidar todos os processos que reconhecidamente os quais nos humanos realizamos como forma de pesagens.
Na definição de PESO como a força que impede que um corpo esteja em queda livre. Neste caso o PESO seria uma força PARA CIMA, contra a orientação da aceleração de queda livre local e já a definição mais usual, PESO é o produto da massa pela aceleração de queda livre local (aceleração da gravidade). Desta forma se tomarmos Peso como sinônimo de Força Gravitacional teremos que admitir que os nossos processos de pesagem estão errados!
Porém caso aplicarmos esse conceito a uma Estação Espacial Internacional, e entendermos que esse sistema de referência está envolto a uma aceleração de queda livre praticamente nula, ou seja o que conhecemos hoje como microgravidade e, portanto, o peso dos objetos neste sistema de referência é nulo; assim sendo, tudo que está na estação espacial internacional se encontra em estado de imponderabilidade, “flutuando”. Entretanto NÃO é nula a força gravitacional exercida pela Terra em qualquer objeto da Estação pois o campo gravitacional da Terra vale ali é cerca de 8,6 m/s².