qual e a diferenca de planalto,planicies e depressoes
Soluções para a tarefa
Planaltos
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.
Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies
É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.
Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.
Depressões
As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Olá Criança, Tudo bem?
Primeiramente boa noite.
Os planaltos são superfícies onde predomina um intenso processo de erosão. Elas situam-se em média de 200 e 2.000 m e podem manifestar-se diante sua forma aplainada tendo como: morros e elevações íngremes. Nas bordas de planalto podem aparecer superfícies íngremes denominadas escarpas onde são chamadas, impropriamente, de serras, tais como a Serra do Mar e a Serra Geral, no brasil.
As planícies podem apresentar formas iguais ao plano. A maior parte se situa em baixas altitudes girando em torno de 100 metros, [mas] podem existir em altitudes maiores. Nelas predomina o processo de sedimentação que ocorre constantemente por movimentos vindos das águas do mar, rios de lagos. Temos como exemplo as planícies litorâneas, a Amazônica, Alsácia, Central da América do Norte e a do Pantanal.
As depressões são superfícies formadas por processo de erosão, apresentando altitudes mais baixas do que o relevo circundante. Variam de 100 a 500 metro de altitude e possuem suave inclinação. No nordeste do Brasil temos a depressão Sertaneja cercada por planaltos da Bacia do Parnaíba e da Barborema.
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer dúvida entre em contato.