Qual é a cidade que ficou conhecida como um dos Marcos mundiais da arquitetura moderna?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cidade é o Rio de janeiro
Explicação:
Espero ter ajudado !
Resposta: Le Corbusier e a revolução da arquitetura
Indiscutivelmente, o arquiteto suíço radicado na França Le Corbusier é o nome mais conhecido da arquitetura mundial e a grande referência da arquitetura e urbanismo modernos.Na realidade, Le Corbusier é um pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris. Ele nasceu em 6 de outubro de 1887, na cidade de La Chaux-de-Fonds, na Suíça. O arquiteto faleceu aos 77 anos, em 27 de agosto de 1965, na cidade de Roquebrune-Cap-Martin, na França.
Ele não chegou a ter uma educação formal em arquitetura. O seu conhecimento foi adquirido por meio de várias viagens. Os principais locais onde pode ter um contato maior com a arquitetura foram na Itália e na Alemanha. Nesses países, Le Corbusier chegou a conhecer Peter Behrens, Mies van der Rohe e Walter Gropius, representantes da Deutsche Werkbund e igualmente ícones do modernismo.
Le Corbusier viajou ainda pelo leste europeu, Turquia, Grécia, norte da Europa e Espanha. Provavelmente, todos esses lugares o influenciou no estabelecimento dos chamados 5 pontos da arquitetura moderna.
Também é evidente em seus projetos a opção pelo purismo formal e pela monocromia.
O livro “Vers une architecture”, que em a tradução literal para o português significa “Por uma arquitetura”, é o grande manifesto da nova arquitetura, do funcionalismo e da visão futurista do mestre. Juntamente com Bauhaus, Le Corbusier revolucionou a maneira de pensar a arquitetura. Menosprezando as características locais, defendeu a máquina de morar e trabalhar. Assim, transformou a arquitetura naquilo que mais tarde ficou conhecido como “international style”.
Essa abordagem também se observa na escala urbana, privilegiando o uso do automóvel e a criação de grandes quadras ocupadas por blocos de edifícios. Um bom exemplo desse modelo de arquitetura é a cidade de Brasília.
Outro marco da criação de Le Corbusier são as Unités d’Habitation (unidades de habitação), também conhecidas por Cité Radieuse (cidade radiosa). Nesse tipo de construção, o arquiteto buscou implantar em um único edifício de imensas proporções e grande número de unidades (ou células) a dinâmica da vida urbana.
Nestes projetos emprega o Modulor, um sistema de relações métricas baseados na distância dos membros do corpo humano de um indivíduo considerado “universal
Explicação:Ou seja a cidade de Brasilia
FONTE: https://www.archademy.com.br/blog/5-pontos-da-arquitetura-moderna/#:~:text=Le%20Corbusier%20e%20a%20revolu%C3%A7%C3%A3o,da%20arquitetura%20e%20urbanismo%20modernos.&text=Le%20Corbusier%20viajou%20ainda%20pelo