História, perguntado por eduardavitoriasalles, 4 meses atrás

Qual dos nomes abaixo fazem parte da Reforma Protestante? *

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por themoxiegirl
2

LETRA "D" →JOHN WYCLIF, MARTINHO LUTERO, JOÃO CALVINO, JOHN HUSS E HENRIQUE VIII.

ESPERO TER TE AJUDADO! ∞

Respondido por XxLolbitxX
1

Olá,

A alternativa que encontra-se correta é a D!

→ John Wyclif, Martinho Lutero, João Calvino, John Huss, Henrique VIII

Apenas a opção D contém nomes importantes na Reforma Protestante. A que chegou mais perto de ser a certa é a B, porém, Martinho da Vila é um cantor da atualidade, não tem nada á ver com a Reforma.

A seguir, veja o que cada uma dessas pessoas fez na Reforma:

  • John Wyclif ( 1330 – 1384 ) : O inglês John Wyclif (ou Wycliffe) é considerado um precursor da Reforma. O professor em Oxford assumiu em 1374 uma paróquia em Lutterworth. Naqueles tempos, havia na Inglaterra um forte sentimento contra o papa por causa dos impostos pagos a Roma. Wyclif se baseava na Bíblia para reivindicar a reforma da Igreja e criticava o clero. Ele rejeitava o celibato e o culto a imagens, santos e relíquias.

  • Martinho Lutero ( 1483 – 1546) : Ao estudar a Bíblia, Lutero desenvolveu quatro princípios teológicos fundamentais. Primeiro: a Bíblia é a única referência da verdade. Segundo: a salvação só vem por meio da graça de Deus, e não pagando indulgências. Terceiro: Jesus Cristo, através da morte na cruz, pagou por todos os pecados e é a única ponte entre os homens e Deus. E, o quarto princípio: as pessoas são salvas somente pela fé.

  • João Calvino ( 1509 – 1564 ) : Jehan Cauvin era o nome de batismo deste influente teólogo protestante francês, que por causa da perseguição religiosa fugiu para a Suíça, onde fundou o movimento calvinista, também chamado de Teologia Reformada. Profundamente religioso, foi influenciado por Lutero, Melanchton, Zuínglio e Bucer. Ele ensinou milhares de estudantes de Teologia em sua academia, fundada em 1559 em Genebra.

  • John Huss ( 1369 – 1415 ) : O teólogo e reformador tcheco John Huss foi condenado a morrer na fogueira porque se negou a abandonar suas teorias de reforma da Igreja. Ele pregava o ideal da pobreza e condenava o patrimônio terreno dos príncipes da Igreja. Ele defendia a autoridade da consciência e tentava aproximar a Igreja do povo, através das pregações, que eram em tcheco e não em latim, idioma obrigatório na igreja na época.

  • Henrique VIII ( 1509-1547 ) : Foi na Inglaterra também que se desenvolveu um caso muito particular de reforma protestante, o Anglicanismo, fundado pelo rei Henrique VIII, na década de 1530, como forma de protesto à Igreja Católica, que o impedia de divorciar-se.

Espero ter ajudado, sucesso nos estudos!

Perguntas interessantes