qual diferença de genética e epigenetica ?
Soluções para a tarefa
A genética estuda o conjunto total de material genético de um organismo (genoma), relacionado à hereditariedade, estrutura e funções dos genes.
A epigenética estuda as modificações no genoma, levando em consideração a organização estrutural do DNA e a interação entre o DNA e as histonas (proteínas onde o DNA encontra-se enrolado). Essas modificações são herdáveis de uma geração para outras durante o processo de divisão celular e não envolvem mudanças na sequencia do DNA, ou seja, o DNA sempre permanece o mesmo.
Existem algumas características que diferem a genética convencional da epigenética:
- Reversibilidade, efeitos de posicionamento e capacidade de agir em distâncias não esperadas maiores do que um único gene.
Os dois principais mecanismos de controle epigenético (ou modificações no genoma) são metilação do DNA e alterações em histonas, que de forma geral, são ligações de grupos químicos. No caso da metilação, a adição de um grupo metila (CH3), relacionado a inativação genica, e na alteração de histonas a adição de um radical acetil (COCH3), ligado a ativação genica.
Os principais grupos químicos que geram modificações epigenéticas, gerando efeitos sob a cromatina (DNA + histonas), são Acetil e Metil:
Acetilação: diminui a condensação da cromatina e aumenta a expressão genica;
Desacetilação: ao inverso - aumenta a condensação da cromatina e diminui a expressão genica;
Metilação: aumenta a condensação da cromatina e diminui a expressão genica;
Desmetilação: ao contrário - diminui a condensação da cromatina e aumenta a expressão genica.