História, perguntado por souzamarceloazevedo, 8 meses atrás

Qual das opções a seguir melhor representa, de modo geral, o poder que os reis e os nobres tinham na época do Feudalismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por estermaciel1
0

Resposta:

“Uma teoria então muito difundida representava a comunidade humana como dividida em três «ordens»: aqueles que oram, aqueles que lutam e aqueles que trabalham. E isto, de acordo unânime, pondo o segundo muito acima do terceiro. Mas o testemunho da epopeia vai ainda mais longe; o soldado não hesitava em considerar a sua missão superior até à do especialista da oração. O orgulho é um dos ingredientes essenciais de toda a consciência de classe. O dos «nobres» da era feudal foi, acima de tudo, um orgulho de guerreiro.” (Bloch, Marc. A sociedade feudal. Edições 70, Lisboa. 1987, p. 324).

Esse orgulho guerreiro tornou-se fonte para vários romances épicos e canções de gesta. Muitas histórias de cavalaria, como os contos e lendas do Rei Arthur, inspiraram-se no universo da nobreza medieval. O romance considerado fundador da narrativa moderna também teve como base esse tipo de história, trata-se de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes.

Perguntas interessantes