Qual das alternativas abaixo lista CORRETAMENTE em ordem sequencial as etapas essenciais para obter o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos:
a)Identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos; alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos; identificação das incertezas da demanda e do fornecimento.
b)Identificação das incertezas da demanda e do fornecimento; identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos; alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos.
c)Alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos; identificação das incertezas da demanda e do fornecimento; identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos.
d)Identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos; identificação das incertezas da
demanda e do fornecimento; alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos.
e)Identificação das incertezas da demanda e do fornecimento; alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos; identificação das potencialidades da cadeia de suprimentos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta (B)
Explicação:
a. Identificar as incertezas do cliente e da cadeia de suprimentos: consiste em verificar as expectativas do consumidor sobre o que deseja consumir. Além do mais, é preciso conhecer as incertezas do processo, isto é, identificar as variáveis que podem sofrer alterações ao longo do processo e compreender de que forma a gestão poderá lidar com elas de maneira satisfatória. Tais incertezas podem ser relacionadas à demanda, as interrupções de fluxo e os atrasos.
b. Identificar as potencialidades da supply chain: Cada modelo de supply chain pode trazer vantagens e desvantagens. A proximidade de clientes realizada por instalação de mais centros de distribuição, por exemplo, implica um aumento de custos, no entanto, agiliza as operações de entrega e conhecê-las é imprescindível para o alinhamento estratégico das operações.
c. Alinhamento estratégico da supply chain: consiste na ultima etapa para atingir ao alinhamento estratégico, que consiste na análise apurada entre as expectativas do consumidor e as capacidades e potencialidades da rede, a fim de propor ações que alinhem esses dois aspectos. Ou seja, busca-se um alinhamento entre o padrão de qualidade do produto, a flexibilidade de produção, a rapidez na entrega e as capacidades da empresa como seu potencial em quantidade de produção, em qualidade do produto, em rapidez e fluidez nas operações e na entrega, e potencialidades da rede de suprimentos.