História, perguntado por thaissilvamelo0610, 7 meses atrás

Qual causa política e uma econômica para a deflagração da Conjuração Baiana?

Soluções para a tarefa

Respondido por idalecioaguas
1

Resposta:

Haviam seis principais motivos de revolta que a Conjuração Baiana adotou e reivindicou que eram: a abolição da escravidão, a proclamação da República, a diminuição dos impostos, a abertura dos portos, o fim do preconceito e o aumento salarial. Foram por esses pontos que os revoltosos lutaram na Bahia.

Explicação:

Apesar de não obter sucesso a Conjuração Baiana foi uma importante revolta popular, pois mesmo sem derrubar a monarquia e se tornar independente, a revolta deu impulsão para o surgimento das primeiras campanhas abolicionistas do país e para o inicio da luta contra as desigualdades sociais

Respondido por dely7055
1

Resposta: Olá! Economicamente a Conjuração Baiana foi resultado da insatisfação das elites com o governo metropolitano que prejudicava as atividades econômicas dessa classe. A fome era um problema que afetava a qualidade de vida de todos. A falta de alimentos fazia com que os produtos disponíveis no mercado fossem vendidos a valores muito altos. Já politicamente falando teve inspiração nas idéias iluministas que eram propagados naquele período. Durante o processo de investigação desse movimento pelas autoridades, foram encontradas obras de autores iluministas.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes