qual aspectos permitem diferenciar a cidadania das cidades-estados da Grécia da Cidadania Romana
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado á uma minoria da população. Nessa época só eram considerados cidadãos homens atenienses com mais de 21 anos filhos de pais atenienses.
Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.
Por conta do poder dado ao cidadão naquela época poucas pessoas tinha esse status. O pequeno e seletivo grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terra.
Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade. Para os gregos a cidadania era um bem inestimável. Para eles os cidadãos, eram todos aqueles que tivessem condições de opinar sobre os rumos da sociedade.
Em Roma o exercício de cidadania estava ligado com a capacidade exercer direitos políticos e civis, como na Grécia. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.
Na sociedade romana as pessoas eram diferenciadas entre livres e escravos. Os cidadãos não eram considerados todos iguais e livres, e se dividiam em categorias de classes. A participação nas atividades político-administrativas era restrita a uma parcela mínima, aos cidadãos ativos; além do que, nem todos podiam ocupar cargos políticos e administrativos.
Fiz o resumo com base nos livros de história didáticos oferecidos pela minha escola, espero ter ajudado.