Qual a visão dos índios sobre essa planta guaraná
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como o guaraná é uma planta nativa da região de Maués, na Amazônia, a tribo indígena Sateré-Mawé, que habitava ali, aprendeu a cultivá-la. Eles são responsáveis pela criação da cultura do guaraná, o que envolve técnicas de plantio e beneficiamento da semente, e também pela lenda do guaraná. Os Sateré-Mawé, para quem a fruta é sagrada e divina, se afirmam ¨filhos do guaraná¨.
A lenda do guaraná
Diz o folclore amazônico que um casal de índios da tribo Sateré-Mawé queria muito ter um filho. Por isso, certo dia, decidiram pedir uma criança à Tupã, uma das principais divindades da mitologia tupi-guarani. Atendendo aquele pedido tão sincero, Tupã deu-lhes um menino.
O filho do casal cresceu saudável e tornou-se um jovem bonito e bondoso. Entretanto, toda bondade e generosidade do pequeno índio ameaçavam Jurupari, a divindade do mau. Invejando o jovem, Jurupari tornou-se então em uma cobra venenosa e picou o moço, matando-o.
Logo em seguida Tupã enviou às proximidades da aldeia trovões e relâmpagos anunciando a morte do bom rapaz. Muito triste, a mãe do índio morto acreditou que esse era um sinal para que ela enterrasse os olhos do filho no solo próximo à aldeia. Assim, no local onde estavam seus olhos nasceram plantas que deram frutos que pareciam com os olhos do jovem índio.