Sobre a democracia na Grécia Antiga e o seu funcionamento, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. limitava a atuação do conjunto da sociedade nas decisões e nos assuntos políticos, que ficavam limitados à elite intelectual e econômica.
b. reconhecia a necessidade de uma maior participação das mulheres, que desempenhavam importantes funções reconhecidas na sociedade.
c. destacava a proibição do trabalho escravo na sociedade, diferentemente de outros povos da Antiguidade que a adotavam como uma forma de trabalho.
d. permitia apenas a participação dos cidadãos, ou seja, os homens, maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa D)
Explicação: A democracia ateniense é como conhecemos o sistema político que existiu em Atenas, na Grécia Antiga, a partir do final do século VI a.C. Esse sistema surgiu de uma reforma política promovida por Clístenes, o legislador da cidade, e foi fruto das tensões sociais que existiam por conta dos privilégios da aristocracia, os chamados eupátridas.
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Direito,
11 meses atrás