Qual a sua responsabilidade jurídica, técnica e moral em invadir a privacidade do cliente com técnico de enfermagem?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A privacidade de uma pessoa pode ser violada em diversas formas quando colocada como paciente em uma instituição de saúde. No expor o corpo para realização de procedimentos, no espaço territorial, pessoal e campo psicológico. Assim, é preciso que o profissional de enfermagem tenha conhecimento e assegure a privacidade do paciente, conforme a Resolução COFEN 311/2007 em seu artigo 19 propõe que é responsabilidade do profissional respeitar o pudor, a privacidade, e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte. Sabendo da necessidade da compreensão e visão da equipe de enfermagem para assistir o paciente sem invadir sua privacidade, o objetivo da pesquisa foi discorrer sobre o conhecimento da enfermagem em relação às questões que envolvem a privacidade do paciente.
Metodologia
Pesquisa de Revisão Bibliográfica com caráter descritivo. A busca ocorreu através do banco de dados do Google Acadêmico no período de agosto a outubro de 2015. Foram inclusos artigos no idioma português e completo. Após à seleção dos artigos, foi realizado avaliação criteriosa dos mesmos para levantamento de informações pertinentes e condizentes ao tema sendo utilizados para o desenvolvimento do trabalho.
Resultados
A assistência de enfermagem tem como foco na promoção, prevenção e proteção á saúde com preocupação a dignidade e privacidade do paciente. Os profissionais da saúde devem assegurar valorização à atenção individual e também o respeito ás necessidades de cada indivíduo. A privacidade do paciente inclui não só o cuidado com o corpo do ser, mas também, tudo o que contem envolta dele como, por exemplo, o prontuário do paciente, uma conversa que pode expor a moral do paciente, sigilo em informações confidenciais, entre outros. A invasão de privacidade do paciente é um conhecimento que a equipe de enfermagem deve ter e dar importância, visto que mesmo sendo para realização de procedimentos, a exposição corporal causa desconforto e constrangimento, tendo que a equipe de enfermagem não expor o paciente e minimizar a sensação de ser objeto de manipulação durante o ato do cuidado, sabendo que o paciente sente-se fragilizado ou envergonhado.
Considerações Finais
A privacidade do paciente não tem relação apenas com suas partes íntimas, mas com informações do contexto físico, emocional e social de cada indivíduo. Com isso a equipe de enfermagem deve ter conhecimento sobre as questões que envolvem a privacidade do paciente e o código de ética de enfermagem. Para assim, identificar qual a melhor maneira para realização da assistência de enfermagem, respeitando sua privacidade e individualidade, sendo dever do profissional e direito do paciente.